Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Nos últimos cinco anos Famalicão investiu mais de 10 milhões de euros nas escolas do 1.º ciclo
Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Nos últimos cinco anos Famalicão investiu mais de 10 milhões de euros nas escolas do 1.º ciclo

Hospital da Santa Casa de Vila Verde investe em tecnologia de última geração

Nos últimos cinco anos Famalicão investiu mais de 10 milhões de euros nas escolas do 1.º ciclo

Vale do Ave

2018-09-21 às 16h22

Redacção Redacção

Paulo Cunha destacou grandes obras, em visita à Escola Básica de Esmeriz

Citação

“A escola está maior e mais bonita, as salas de aula são mais confortáveis e modernas e temos um recreio coberto”. Matilde de 8 anos, frequenta o 4.º ano na Escola Básica de Esmeriz e está “muito feliz” com “a escola nova” que beneficiou, este ano, de obras de ampliação e modernização. Também João, de 9 anos, mostrou o seu contentamento com os novos espaços, principalmente com o novo campo de futebol que “está muito fixe”.
A Escola Básica de Esmeriz exemplifica bem o trabalho que tem sido desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, nos últimos anos, na rede pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho, o que levou o presidente da autarquia famalicense a visitar, esta sexta-feira, o edifício lembrando os grandes investimentos dos últimos anos.
Ao todo, desde 2013, o executivo municipal liderado por Paulo Cunha já investiu mais de 10 milhões de euros na requalificação e modernização de cerca de meia centena de escolas do primeiro ciclo e pré-escolar, beneficiando muitos milhares de crianças e jovens.
Só para este ano letivo 2018/2019, a autarquia está a investir 3,7 milhões de euros em obras, que abrangem cerca de 20 escolas. Algumas obras estão já concluídas, outras ficarão até ao final do ano.
Neste âmbito, Paulo Cunha, salientou o investimento realizado nas grandes obras, de que é exemplo a Escola de Esmeriz. “A escola centenária que existia não tinha as condições de funcionalidade necessárias para dar resposta às exigências educativas de hoje e foi preciso avançar para uma intervenção de fundo, que implicou um grande investimento municipal, mas cujos resultados estão à vista”, assinalou o autarca referindo-se à comodidade e modernidade dos espaços. “Temos uma escola moderna, funcional, confortável, segura, com condições de excelência para que o processo educativo possa cumprir-se”.
Tal como Esmeriz, o autarca destacou as obras nas escolas Conde S. Cosme (sede n. º1), Riba de Ave e Ruivães, que ainda estão em curso. “Com estas grandes intervenções fechamos um ciclo que começou há cerca de 15 anos e que envolveu um investimento muito grande na educação, dotando o concelho de um parque escolar de grande qualidade, com condições estruturais únicas no país”, afirmou Paulo Cunha visivelmente orgulhoso.
O autarca lembrou ainda que se fecha um ciclo, mas não terminam as obras. “Há um conjunto de intervenções que irão avançar em breve que são menores, mas igualmente importantes e necessárias”, disse apontando as escolas de Mões, Avidos, Arnoso Santa Eulália e Vilarinho das Cambas.
A visita à Escola Básica de Esmeriz contou ainda com a presença da diretora do Agrupamento de Escolas D. Sancho, Maria Helena Pereira, que considerou as obras na escola como “mais um passo na evolução e na qualidade dos nossos estabelecimentos escolares”. Para a responsável “com escolas boas consegue-se desenvolver um processo educativo com maior qualidade e uma educação integral”.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Esmeriz, Armindo Mourão, se mostrou muito satisfeito com a requalificação e ampliação da escola, salientando que “todas as estruturas foram bem pensadas e organizadas e o resultado é fantástico”.
Para o representante da Associação de Pais, Pedro Fernandes, “o resultado das obras superou todas as expetativas. A comunidade educativa ficou muito satisfeita.”

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho