Correio do Minho

Braga, terça-feira

‘Nós Propomos!’ desafia alunos para a cidadania no seu território
Melhor arraque de sempre à boleia de Pedro Nuno e Chiquinho

‘Nós Propomos!’ desafia alunos para a cidadania no seu território

Braga acolheu Erasmus National Games

Braga

2018-10-11 às 06h00

Teresa M. Costa

‘Nós Propomos!’ foi ontem apresentado na Escola Secundária Sá de Miranda desafiando os alunos para a participação no projecto que, no concelho de Braga, já cumpre a sua quinta edição.

Os alunos do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda foram ontem desafiados a olhar para a rua, a freguesia e/ou a cidade onde vivem e a identificar situações que considerem que estão menos bem ou que podem ser melhoradas, delineando uma solução.
É através do projecto ‘Nós Propomos!’ que os alunos são chamados a intervir e a propor soluções para o seu próprio território.

A quinta edição do ‘Nós Propomos!’ foi ontem apresentada na Escola Secundária Sá de Miranda, agrupamento que abraçou o projecto desde a primeira hora e que se tem distinguido nos projectos apresentados pelos alunos, alguns deles premiados, muito pelo impulso do professor de Geografia, José Matos.
O ano passado, os diversos projectos elaborados pelos alunos do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, no âmbito do ‘Nós Propomos!’ foram reunidos num livro que foi entregue, em reunião do executivo, ao presidente da Câmara, Ricardo Rio.

A ideia é que alguns destes projectos sejam adaptados ou até melhorados com vista à sua implementação, mas sobretudo que o presidente da Câmara tome conhecimento das questões que preocupam os jovens, explicou a directora do Agrupamento, Antonieta Silva, que realçou as várias temáticas já desenvolvidas pelos alunos.
A vereadora da Educação, Lídia Dias, presente ontem na apresentação da edição deste ano do ‘Nós Propomos!’, desafiou os jovens a levarem os seus projectos aos deputados municipais, através da Assembleia Municipal, de forma a envolver toda a comunidade, chegando aos que têm responsabilidades políticas em termos concelhios.

Um desafio corroborado pelo vereador do Urbanismo e do Património, Miguel Bandeira, que também marcou presença, ontem, na apresentação na Escola Secundária Sá de Miranda.
Miguel Bandeira
Sobre o ‘Nós Propomos!’, a vereadora da Educação destaca a “construção de uma cidadania de intervenção”, congratulando-se com a participação de escolas do concelho num projecto “que põe os alunos a olhar e a pensar o território e que alarga as perspectivas de poderem ser eles a propor o que pode acontecer em determinado lugar e/ou situação” em áreas que vão desde a cultura ao ambiente, passando pela mobilidade e pelo social.

Para lá da mais-valia das propostas que possam apresentar, o vereador do Património e do Urbanismo realça “o sentido crítico que desenvolvem e a reflexão que fazem em relação ao território onde vivem”.
Miguel Bandeira admite que as medidas propostas nem sempre são exequíveis, desde logo pela ausência de recursos financeiros, mas “vão fazendo caminho e ganhando corpo” aponta o vereador que sustenta que “é nessa persistência e perseverança que os projectos ganham consistência”.
A apresentação dos projectos decorrerá a 19 de Abril de 2019.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.