Correio do Minho

Braga, terça-feira

'Os três dons de Santo António' só até amanhã nos Paços do Concelho de Vila Verde
Tiago Sá: “Cresci aqui e sinto que sou a imagem desta escolinha"

'Os três dons de Santo António' só até amanhã nos Paços do Concelho de Vila Verde

Nove detidos por conduzirem sob o efeito do álcool em Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Braga

Cávado

2018-06-12 às 22h40

Redacção

A Exposição que esteve disponível para visita na Ala da Presidência da Câmara Municipal de Vila Verde, das 9h às 16h, termina amanhã dia 13 de Junho.

Fátima Mendes é pintora de cerâmica, especializada em azulejaria barroca e é a autora da telha retrata com a imagem de Nossa Senhora do Sameiro que, no ano passado, foi entregue ao Papa Francisco na sua visita a Fátima.

Depois de ter elaborado essa obra de arte tão única e cheia de simbolismo, Fátima prometeu que não a reproduziria mais "Fiz uma promessa a mim mesma e à arquidiocese do Sameiro: não vou fazer mais esta imagem. Acho que tem mais valor ser única. Chegou a haver quem me oferecesse bastante dinheiro, mas eu nunca aceitei".

No entanto, percebeu que poderia criar imagens de outros santos, em telhas de faiança, incluindo a imagem de Santo António que é tão venerada no nosso país.
Este ano fez parte de uma exposição de representações de Santo António na Galeria Arte da Terra, em Lisboa, e a partir daí foi um pequeno passo até ser contactada para fazer as
lembranças dos noivos de Santo António 2018.

No passado dia 6 de Junho, na Ala da Presidência dos Paços do Concelho do Município de Vila Verde, a artista inaugurou, na presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, entre vários convidados, a exposição 'Os três dons de Santo António'.

A artista aproveitou para explicar que os três dons se referem à generosidade de Santo António, ao seu dom da palavra e à proteção que concebeu ao Menino Jesus.
Esta mostra é composta por várias telhas com diferentes figuras de Santo António, trabalhadas de numerosas formas e, ainda, algumas das telhas iguais às que serão oferecidas aos Noivos de Santo António.

Sendo Fátima uma conceituada artista de Vila de Prado, que faz parte da história dos Lenços dos Namorados, o Presidente da Câmara referiu que "é com muito orgulho que o Município de Vila Verde recebe esta Exposição composta por obras de arte com tanto significado, valor e um talento inestimável".

A Exposição está disponível para visita na Ala da Presidência da Câmara Municipal de Vila Verde, das 9hàs 16h, até amanhã, dia 13 de Junho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.