Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
PASEC vence pela segunda vez o Prémio BPI Solidário
Fernando Serrão e Vanessa Carvalho vencem Meia Maratona de Esposende

PASEC vence pela segunda vez o Prémio BPI Solidário

Estafeta da Amizade reforça vertente solidária com as CERCIS de Guimarães e Braga

PASEC vence pela segunda vez o Prémio BPI Solidário

Vale do Ave

2019-09-23 às 10h24

Redacção Redacção

PASEC recebeu pela segunda vez aquele que é o um dos maiores prémios nacionais no âmbito da Solidariedade Social, o Prémio BPI Solidário 2019.

A PASEC- Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais, de Famalicão, recebeu pela segunda vez aquele que é o um dos maiores prémios nacionais no âmbito da solidariedade social, o Prémio BPI Solidário 2019. A cerimónia teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Foram centenas as instituições a concurso nos mais variados quadrantes, tendo sido no final valorizadas as que mais se distinguiam pelo carácter inovador, multiplicador e impactante nas acções de solidariedade e capacitação que desenvolviam junto de populações em situação de vulnerabilidade.

A PASEC foi distinguida pelo seu projecto no âmbito da promoção do do sucesso escolar. O júri, presidido pelo sociólogo António Barreto, argumentou que o projecto PASEC destaca-se no fomento a reintegração escolar ou laboral de jovens, através de grupos locais de capacita- ção dinamizados por gestores sociais e ainda através da facilitação a transição de jovens em risco social para a vida adulta e ainda através de uma estratégia pedagógica de acompanhamento, capacitação e envolvimento social.
A PASEC esteve representada pelo seu secretário geral, Abraão Costa e pelas animadoras Mariana Vilas Boas, Sofia Ferreira, Juliana Silva e Daniela Carneiro.

Esta foi a 4.ª edição do Prémio Solidário. Lançado pelo BPI e a Fundação ‘La Caixa’. Este prémio visa apoiar projectos que promovam a transição e reinserção na vida activa de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, bem como a promoção das suas necessidades básicas. O valor global do Prémio BPI ‘La Caixa’ Solidário 2019 foi 750 mil euros e podiam candidatar-se instituições privadas sem fins lucrativos que apresentassem projectos sólidos e inovadores nesta área.
Criado em 2016, o Prémio Solidário já atribuiu 2,15 milhões de euros, distribuídos por 53 projectos de Norte a Sul do País e Ilhas. Este ano forma premiadas duas dezenas de organizações sociais.
Este foi o décimo prémio de alcance nacional e internacional que a PASEC ganhou nos últimos anos. Distinguida pela União Europeia como Projecto Inspirador quatro vezes e como Boa Prática duas vezes, a PASEC foi ainda destacada como Iniciativa de Elevando Potencial ao Nível do Empreendedorismo Social pelo MIES, como uma das melhores Boas Práticas ao nível do Associativismo Juvenil pelo IPDJ e agora é, pela segunda vez, Prémio BPI Solidário.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.