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Plano Estratégico Educativo de Esposende está em discussão pública
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Plano Estratégico Educativo de Esposende está em discussão pública

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Plano Estratégico Educativo de Esposende está em discussão pública

Cávado

2019-09-23 às 09h11

Redacção Redacção

Até 30 de Outubro, os interessados podem apresentar contributos para a melhoria do Plano Estratégico Educativo Municipal. Para o Município de Esposende este documento “é fundamental”.

Decorre, até 30 de Outubro, a discussão pública do Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM). Os interessados podem apresentar os seus contributos para a melhoria do PEEM, através de comunicação escrita dirigida ao presidente da Câmara Municipal, para o correio electrónico ou entregues pessoalmente nas instalações da câmara municipal.
Esta consulta pública decorre da deliberação do executivo municipal, por unanimidade, de submeter a discussão pública o plano. Com este processo, pretende-se reunir os contributos para a melhoria deste documento que define as linhas planificadoras e de gestão, em matéria de educação. O PEEM é um documento que traça as linhas orientadoras que direccionam, estrategicamente, a intervenção na área da Educação, consubstanciadas em projectos e acções, com intenções concretas, levados a cabo pelos diferentes actores do território municipal.

É entendimento do executivo que o sistema educativo do município deve, cada vez mais, enfatizar e intencionalizar o trabalho em rede, num contexto de crescente autonomia das escolas e do reforço do papel dos municípios ao nível das competências de planeamento, investimento e gestão em matéria de Educação.
Devido à descentralização de competências, revela-se imperiosa a optimização do processo de governança local da Educação, onde as parcerias e a gestão eficiente dos recursos e das oportunidades do território são fundamentais.
O PEEM pretende potenciar, entre outras, as possibilidades de realização educativa das comunidades; clarificar o papel dos diferentes actores na rentabilização das potencialidades educativas e formativas e racionalizar os recursos educativos existentes, superando a fragmentação e duplicação de redes de serviços e promovendo o envolvimento cooperativo entre instituições.

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