Correio do Minho

Braga, terça-feira

Priscos candidata projecto ‘Fronteira’ ao Orçamento Participativo Portugal
Homem encontrado morto no rio em Vila Nova de Famalicão

Priscos candidata projecto ‘Fronteira’ ao Orçamento Participativo Portugal

Chamas destruíram arrecadação de carpintaria em Carvoeiro

Braga

2018-06-13 às 10h14

Redacção

Reintegração social de reclusos é o propósito do projecto que a paróquia de Priscos submete ao Orçamento Participativo Portugal.

A paróquia de Priscos apresentou ao Orçamento Participativo Portugal (OPP) 2018 o projecto ‘Fronteira’, concebido como resposta de reinserção social de reclusos que, apesar de se encontrarem em condições de beneficiar de liberdade condicional, não podem dela usufruir por falta de enquadramento sociofamiliar. O projecto contempla indivíduos em termo de pena nos quais seja identificada a mesma vulnerabilidade social.
Os proponentes do projecto, orçamentado em 300 mil euros, são o padre João Torres, Sílvia Oliveira e Marcela Dias.
“Tendo em conta a necessidade, no distrito de Braga, de casas de saída/transição facilitadoras da integração, identificou-se a urgência de uma resposta residencial desta natureza, justificam os proponentes.
“Mais do que uma resposta puramente residencial, o projecto visa criar ambiente privilegiado para o desenvolvimento ou aquisição de estilos de vida normativos, competências básicas, pessoais e sociais, promovendo a autonomia progressiva dos seus beneficiários”, acrescentam.

A estrutura será construída pelos reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga que já trabalham há três anos no Presépio ao Vivo de Priscos.
Os proponentes consideram ainda que “uma casa de transição pode facilitar a passagem da vida institucional para a vida em comunidade num processo o mais harmonioso possível – fornecendo um ambiente mais ou menos supervisionado e estruturado, no qual os residentes possam gradualmente recuperar ou alcançar uma vida com relativa autonomia”.
Os candidatos à ‘Fronteira’ devem ser sinalizados pelos técnicos da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
A votação no projecto da paróquia de Priscos pode ser feita até 30 de Setembro através do portal do OPP em www. opp.gov.pt/ ou por SMS gratuito para 3838 com o texto: OPP Exemplo: OPP 544 123456789XX0 (9 dígitos + 2 letras + 1 dígito).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.