Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Protocolo de Cooperação entre o Município de Ponte de Lima e o Centro Paroquial e Social da Facha
“O favoritismo é 50/50”

Protocolo de Cooperação entre o Município de Ponte de Lima e o Centro Paroquial e Social da Facha

Matheus vezes 400

Protocolo de Cooperação entre o Município de Ponte de Lima e o Centro Paroquial e Social da Facha

Alto Minho

2019-01-10 às 18h21

Redacção Redacção

Em declarações, o Presidente da Câmara Eng.º Victor Mendes realçou que foi “uma cerimónia simples, mas muito simbólica, pois fazemos questão que seja feita nas instituições, sendo uma oportunidade para reconhecer o trabalho de cada instituição”.

Citação

O Município de Ponte de Lima e o Centro Paroquial e Social da Facha assinaram na passada sexta-feira um protocolo de cooperação. O protocolo foi assinado pelo Eng.º Victor Manuel Alves Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e pelo Presidente da Direção do CPS da Facha, Padre António Paulo da Silva Gomes.
A finalidade deste projeto visa assegurar o transporte de utentes em cadeiras de rodas, através da comparticipação de uma carrinha de nove lugares e respetiva transformação, no valor de 45.000€. A Câmara Municipal de Ponte de Lima atribuiu uma comparticipação financeira de 25.000€.
Em declarações, o Presidente da Câmara Eng.º Victor Mendes realçou que foi “uma cerimónia simples, mas muito simbólica, pois fazemos questão que seja feita nas instituições, sendo uma oportunidade para reconhecer o trabalho de cada instituição”, deixando uma palavra de estímulo, de apoio, a estas instituições que são essenciais para a qualidade de vida dos seus cidadãos. O autarca referiu ainda que foi cumprido mais um objetivo a que se propuseram, no âmbito dos apoios sociais que promove a inclusão social, o enraizamento das populações e o envelhecimento ativo, reconhecendo que “a Administração Central não contribui de forma suficiente para o trabalho destas instituições”.
O Presidente da Direção do Centro Paroquial e Social da Facha, Padre António Paulo da Silva Gomes disse que “graças ao Município de Ponte de Lima foi possível adquirir esta carrinha que é essencial para a instituição.” Para além de agradecer o apoio do Município solicitou outra colaboração “para a concretização de um lar residencial, a requalificação do parque infantil e uma cobertura na parte exterior deste edifício”.
O Centro Paroquial e Social da Facha está a laborar há 4 anos, e presta serviços de apoio domiciliário a 30 utentes. Este serviço consiste no fornecimento e apoio nas refeições; prestação de cuidado de higiene e conforto pessoal; tratamento de roupa; higiene habitacional; atividades de animação, socialização, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade; acompanhamento e transporte para cuidados médicos; realização de pequenas reparações/modificações no domicílio; apoio psicossocial; sensibilização dos familiares e cuidadoras informais para a prestação de cuidados aos utentes e administração da medicação prescrita. O Centro tem ainda um centro de dia frequentado por 14 utentes, onde realizam atividades socioculturais, lúdio-recreativas, de motricidade e de estimulação cognitiva; alimentação; administração de medicação prescrita; articulação com os serviços locais de saúde; cuidados de higiene pessoal e de imagem e transporte. Existe também uma creche com 33 crianças.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho