Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Póvoa de Lanhoso celebra Natal com programa recheado
Mil a correr pelos direitos humanos

Póvoa de Lanhoso celebra Natal com programa recheado

Endiabrado Henry marca quatro na goleada sobre o CD Mafra

Cávado

2018-12-05 às 11h00

Lurdes Marques

Concelho conta com programa recheado para celebrar a época: Póvoa de Natal’, Garfe – Aldeia dos Presépios, a Feira de Natal do Baixo Concelho, em Monsul, e Aldeia Natal, em Oliveira.

A Póvoa de Lanhoso apresenta, nesta quadra natalícia, um programa recheado de actividades para animar todos aqueles que visitam as Terras da Maria da Fonte. ‘Póvoa de Natal’ assim se designa a iniciativa que engloba um programa de animação na vila, ao qual se junta Garfe – Aldeia dos Presépios, a Feira de Natal do Baixo Concelho, em Monsul, e Aldeia Natal, em Oliveira. Propostas aliciantes que prometem fazer as delícias de pequenos e graúdos.
A grande novidade reside num programa de animação na vila da Póvoa de Lanhoso, que passa por um musical, um conto de Natal, animação de rua, presépio ao vivo, reforço da iluminação natalícia, concerto de Natal, e outras propostas dirigidas aos mais pequenos.

Na apresentação do evento, na manhã de ontem, Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, referiu que as propostas de animação na vila vão ao encontro dos comerciantes. Para isso, a autarquia realizou atempadamente um inquérito junto do comércio local, ficando a conhecer as necessidades e expectativas, assim como as iniciativas que os comerciantes gostariam de ver concretizadas na época natalícia. Assim, e numa proposta em que a ‘prata da casa’ é mais uma vez a estrela dos programa, foi preparado um conjunto de iniciativas que pretende atrair cada vez mais visitantes à sede do concelho e, por sua vez, dinamizar o comércio local e dar mais vida às Terras da Maria da Fonte.

O programa começa, nesta quinta-feira e sexta- feira, com o musical ‘O Corcunda de Notre Dame’, dirigido às crianças e utentes de IPSS’s e centros de convívio do concelho. Posto isto, a animação prossegue aos fins-de-semana, com iniciativas como o ‘Abraço ao Pai Natal’, Parada de Natal (dia 16, às 11 horas), Presépio ao vivo, Discokids (na tarde do dia 22 de Dezembro), Conto infantil ‘O Natal da Toupeira Carlota (dia 23, às 11 horas) e o Concerto de Natal (dia 23, às 15.30 horas), entre outras.
Em Garfe, a freguesia transforma-se num enorme presépio. Este ano, e como destacou o mentor da iniciativa, o padre Luís Peixoto Fernandes, vinte presépios dão um verdadeiro colorido àquelas paragens, de 9 de Dezembro a 6 de Janeiro. Às várias construções junta-se um programa cultural e missas nos vários presépios. Outro dos destaques vai para a exposição particular de presépios do padre Luís Fernandes, a maior do país, que conta já com 2132 presépios.

De 13 a 23 de Dezembro, o Diverlanhoso transforma-se na ‘Aldeia Natal’, com as casas da madeira a transformarem-se na casa do Pai natal, na Casa do Mágico, na Casa das Marionetas e na Disco-flurescente, às quais se junta um conjunto de actividades radicais no diverkids, com o slide, e mina labirinto, a caça ao tesouro, o tiro com zarabatana e as pontes suspensas a prometer momentos de grande adrenalina.
Em Monsul, as atenções estão voltadas, de 14 a 16 de Dezembro, para a 5.ª edição da Feira de Natal do Baixo Concelho que, para além das duas dezenas de bancas com produtos da terra, fumados e enchidos, doçaria, flores e plantas e produtos de artesanato, pretende afirmar a ‘Roupa Velha’ como um prato de referência. Para isso, decorre, no dia 14, às 20.30 horas, um jantar de Natal e, nos dias seguintes, será confeccionada a tradicional ‘Roupa Velha’.

À gastronomia junta-se diversos momentos de animação, com a realização de um concerto de Natal (no dia 15, às 16 horas), a actuação de Cláudia Martins e os Minhotos Marotos (no dia 15, às 22 horas). No domingo, dia 16, o programa contempla o desfile de pais natal a cavalo, às 11 horas; e, de tarde, a entrega de prémios de mérito, prova cega de vinhos verdes, e rusga de concertinas e cantares ao desafio. Propostas diferentes e com muita animação que convidam a uma visita à Póvoa de Lanhoso.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.