Correio do Minho

Braga, quarta-feira

‘Rainha do Fumeiro’ inaugurada hoje por dois secretários de Estado
Green Sunset está de volta a Barreiros com muitas novidades

‘Rainha do Fumeiro’ inaugurada hoje por dois secretários de Estado

Freguesia de Sobreposta capitaliza Parque de Merendas e Lazer

Nacional

2019-01-24 às 11h00

Redacção

Certame que cumpre a sua 28.ª edição, decorre até domingo. Os secretários de Estado das Autarquias Locais e da Valorização do Interior marcam presença na cerimónia inaugural agendada para as 16 horas.

É inaugurada hoje, pelas 16 horas, a 28.ª edição da Feira do Fumeiro de Montalegre que se prolonga até ao próximo domingo. São quatro dias de oportunidade para degustar produtos de excelência oriundos da capital do Barroso.
A cerimónia inaugural será presidida pelos secretários de Estado das Autarquias Locais e da Valorização do Interior, Carlos Miguel e João Catarino, respectivamente.
Amanhã, pelas 15 horas, é a vez de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, marcar presença naquela que é apelidade de “rainha do fumeiro”.
Em representação do governo, também o ministro da Agricultutura, Capoulas Santos, vai marcar presença no certame no sábado, pelas 10.30 horas, assim como o secretário de Estado Adjunto e da Miobilidade, José Mendes que visita a feira no domingo, a partir das 11 horas.
A Feira do Fumeiro de Montalegre há muito que ultrapassou as fronteiras do concelho, sendo actualmente uma referência a nível nacional e regional.
O certame conta este ano com 70 produtores associados que colocarão à venda 50 toneladas de fumeiro, desde alheiras, chouriças, sangueiras, bucheiras, farinheiras ou salpicões e presunto.
O programa de animação desta 28.ª edição contempla muitos momentos de animação. Neste primeiro dia está prevista a actuação de Cavaleiros das Concertinas, EMTL -Escola de música Tradicional do Larouco (gaitas de Foles) e Peraltas de Padroso.
Amanhã o certame é animado pelos grupos Corda Banda. Sons do Rio e Emanuel Mopura (Fado Humorístico).
No sábado, o destaque vai para dois showcookings, um com Leonel Fernandes (15 horas) e com o Chef Marco Gomes (16.30 horas).
Nota ainda para a apresentação do livro ‘Entre Ventos e Fumos’, do chef Marco Gomes, às 16 horas.
A nível musical, salienta-se a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ronfe - Guimarães, às 15 horas; dos Amigos de Borguinha às 18.30 horas; e de Zezé Fernandes e Noite Folk, a partir das 21.30 horas.
No domingo também há showcookings, com o chef Vítor de Oliveira (12.30 horas) e com António Mezzero, campeão do mundo de pizza napolitana (13.30 horas). Destaque ainda para o workshop sobre corte de presunto, com Victor Burgos e Germano Serreira. Pelas 17 horas há Chegas de Bois na ‘Ponte da Pedra’.
O certame abre hoje portas às 16 e encerra às 2 horas. Amanhã e sábado as portas abrem às 10 e encerram às 2 horas da manhã. No último dia, domingo, a feira abre às 10 e encerra às 20 horas.
A Feira do Fumeiro de Montalegre, é, de acordo com o presidente da câmara local “a montra” do trabalho que é desenvol- vido ao longo do ano no concelho”.
“O êxito futuro da feira passa sempre pela qualificação, pelo empenho que os produtores têm naquilo que fazem e pelos afectos que dedicam à actividade”, afirmou Orlando Alves, dando conta do projecto de 500 mil euros que está a ser implementa- do para qualificar os produtores e incrementar a comercialização.
‘Fumeiro de Montalegre – Cooperar para competir e desenvolver’, comparticipado em 85% por fundos comunitários, está a ser dinamizado pela Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã e envolve 200 produtores locais que, de acordo com o autarca, “já está claramente a dar resultados”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.