Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Rancho de Adaúfe promove acção de Mass Training em Suporte Básico de Vida
CDP Awards Europe: Guimarães foi a única cidade portuguesa premiada

Rancho de Adaúfe promove acção de Mass Training em Suporte Básico de Vida

Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

Rancho de Adaúfe promove acção de Mass Training em Suporte Básico de Vida

Braga

2019-03-18 às 10h23

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A Escola Básica de Palmeira vai ser palco da formação em Suporte Básico de Vida - uma mass training que o Rancho Folclórico de Santa Maria de Adaúfe. A actividade vai decorrer no próximo dia 30, de forma gratuita aos participantes, mas de inscrição obrigatória.

Citação

‘Se um coração parar de bater... sabe o que fazer?’. Quem quiser aprender as manobras para socorrer uma vítima em situação de paragem cardiorrespiratória tem a possibilidade de assistir a uma acção de Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV) que o Rancho Folclórico de Santa Maria de Adaúfe promove no próximo dia 30, na EB1 de Palmeira. A inscrição nesta acção de formação é gratuita, mas obrigatória.
O objectivo desta acção de sensibilização, informação e formação é que os participantes fiquem a saber como agir correctamente numa situação de emergência, desde as informações importantes que devem ser sempre dadas quando se liga para o 112 às manobras de primeiros-socorros a uma vítima de doença súbita.

Mário Monteiro, presidente da direcção do Rancho Folclórico de Santa Maria de Adaúfe, explica que esta acção de formação em SBV surgiu na sequência de uma situação de emergência a que tiveram que responder durante um convívio.
“Nós pretendemos promover mais actividades diferentes junto da comunidade, para além da preservação e valorização das tradições do folclore. Esta acção de formação em SBV foi uma ideia do nosso secretário, Jorge Cerqueira, que a direcção do rancho decidiu apoiar pois vê-a como uma mais-valia para a população e para todos os que quiserem aprender a socorrer uma vítima”, referiu o responsável, indicando que o grupo folclórico vai dinamizar mais actividades que vão de encontro ao interesse da comunidade e com impacto na vida das pessoas.

“Esta iniciativa tem o objectivo de promover a aproximação da população ao rancho folclórico”, avançou Jorge Cerqueira, secretário do Rancho Folclórico de Adaúfe, socorrista, ex-bombeiro e o grande organizador desta acção em SBV, que fez questão de agradecer também à direcção do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda pela disponibilização da EB1 de Palmeira.

INEM dá formação com apoio de bombeiros e Cruz Vermelha

A acção de Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV) que o Rancho Folclórico de Santa Maria de Adaúfe vai promover no próximo dia 30 é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em colaboração estreita com várias corporações de bombeiros.
“Esta acção é também um alerta. Hoje em dia existe uma grande preocupação em ligar o 112 mas muitas vezes há falta de discernimento ao dar as informações que são realmente importantes para um socorro mais imediato e eficaz”, indicou Jorge Cerqueira, secretário do Rancho Folclórico de Adaúfe.

São várias as corporações de bombeiros que já deram o “sim” à organização para participar no evento. Confirmados estão já os Bombeiros Voluntários e Sapadores de Braga, de Vila Verde, de Valadares, e também a Escola de Socorrismo da delegação de Braga da Cruz Vermelha.
A acção desdobra-se em duas sessões, uma da parte da manhã e outra da parte da tarde, pelo que os participantes podem escolher aquela que mais lhes convier. Para cada grupo de 10 pessoas haverá um formador especializado em emergência a dar apoio para manusear o manequim. Quem quiser aceder à formação basta proceder à inscrição gratuita através do Facebook do rancho ou através da plataforma queroir.pt.
“Gostaríamos de ter muitos participantes pois esta é uma forma de podermos ajudar a salvar vidas”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho