Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Re-Food Braga angaria alimentos para distribuir em cabazes de Natal
Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Re-Food Braga angaria alimentos para distribuir em cabazes de Natal

Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Re-Food Braga angaria alimentos para distribuir em cabazes de Natal

Braga

2018-12-17 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

O combate à fome e desperdício alimentar é a grande missão do projecto Re-Food. Em Braga, o movimento de voluntariado apoia 52 famílias. Até dia 21 angaria alimentos para oferecer cabazes.

Citação

As portas do número 358 da Av. Dr. Artur Soares abrem-se todos os dias, excepto ao sábado, entre as 18 e as 20.30 horas, para distribuir 115 refeições a quem mais necessita. O projecto Re-Food Braga 100% é um dos que movimentos que abraça a causa humanitária, tranformando o que é “desperdício” para uns em “essencial” para outros. Nesta época natalícia, o Re-Food Braga promove, também, uma campanha de angariação de bens alimentares para distribuir cabazes na véspera de Natal às famílias que apoia.

Alice Campos, a coordenadora do movimento Re-Food Braga 100%, indica que, neste momento são já 52 as famílias que são apoiadas. “Temos três equipas de voluntários a distribuir as refeições diárias, uma no centro de operações do Re-Food, na Av. Dr. Artur Soares, e duas outras na rua, na Rua Conselheiro Lobato e outra a ir ao domicílio de quem, por doença ou por estar com crianças, não pode deslocar-se até nós”.
Todos os dias uma média de 40 voluntários ‘veste’ a camisola Re-Food e dá duas horas do seu precioso tempo para a causa, recolhendo “os desperdícios”, que depois levam para o centro de operações do Re-Food, munido de câmaras frigoríficas para os receber. Lá, os voluntários verificam o estado dos alimentos e compõem as refeições que nesse dia vão distribuir. É assim todos os dias.

“Precisamos sempre de voluntários que nos ajudem nesta nossa missão. São muitos os que nos têm ajudado neste trabalho, que é, de facto, de muita responsabilidade, mas que é altamente compensador”, frisou Alice Campos, indicando que há também muitos estudantes universitários a apoiar o projecto.
“Fazemos realmente todos os possíveis para ajudar quem precisa, mas neste momento não temos voluntários suficientes para tudo, pelo que vamos ter que encerrar nos próximos dias 24 e 25, daí que estes cabazes de Natal que pretendemos distribuir no próximo dia 23 sejam realmente muito importantes para que estas famílias que apoiamos diariamente tenham também o necessário para um Natal digno, aconchegante e um pouco mais feliz”.

Alice Campos indica que o projecto Re-Food Braga 100% tem vindo a crescer e prepara-se para celebrar quatro anos em Fevereiro próximo. “O pedido de ajuda tem vindo a aumentar, inclusivamente da parte da Junta de Freguesia de S. Vicente, que fechou a sua loja social”, garante a coordenadora. Mas os pedidos de ajuda vêm até de outros organismos, não só juntas, mas também da própria Segurança Social, entre outras.
“Temos listas de espera, às quais procuramos responder com a maior brevidade possível e sempre que nos é possível”, frisou Alice Campos, destacando “o carinho” e “solidariedade” dos bracarenses, que têm também abraçado este projecto de combate à fome e ao desperdício alimentar.

As parcerias são cruciais para o projecto Re-Food Braga 100%, pois é dos excedentes que sobram dos espaços de restauração e não só, que se alimentam as famílias bracarenses mais carenciadas. Fernando Sá, que integra também a coordenação deste movimento, é responsável pela pasta das parcerias que ajudam a que este projecto resulte no di-a-dia.
“Precisamos de mais parceiros”, advertiu. “É preciso que haja uma maior receptividade por parte do sector da restauração para esta causa, acima de tudo, porque é é importante evitar o desperdício, sobretudo quando há tanta gente a precisar. Há até quem nem tenha como aquecer a comida que distribuimos”, disse, apelando a que mais espaços de restauração possam tornar-se parceiros do projecto.
“Toda a ajuda é bem-vinda e agora nesta quadra em que há tantas festas de Natal seria bom que nos pudessem, pelo menos, contactar para recolhermos os excedentes. Já seria uma grande mais-valia para dar a quem não tem”, apelou.
As entregas de alimentos podem ser efectuadas na Junta de Freguesia de S.Vicente das 9 às 17.30 horas e no Centro de Operações, na Av. Dr. Artur Soares, n.º 358, das 18 às 24 horas, excepto ao sábado.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho