Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Ricardo Rio: “Esta vinda à Malafaia é a forma de dizer obrigado a todos estes bracarenses”
Capela de Nossa Senhora da Conceição é um património simbólico para Guimarães

Ricardo Rio: “Esta vinda à Malafaia é a forma de dizer obrigado a todos estes bracarenses”

Na vila de Ponte de Lima há Festa da Gente Miúda

Ricardo Rio: “Esta vinda à Malafaia é a forma de dizer obrigado a todos estes bracarenses”

Braga

2019-10-23 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Ricardo Rio participou ontem no primeiro dia do Convívio Sénior, na Quinta da Malafaia, iniciativa que visa proporcionar um convívio saudável, num arraial repleto de alegria e boa disposição. Amanhã juntam-se os outros 2.500 seniores. Um dia de partilha, encontro e alegria que une centena de seniores de várias freguesias do concelho no tradicional convívio na Quinta da Malafaia.

“Esta vinda à Malafaia é a nossa maneira de dizer obrigado a todos os bracarenses, proporcionando-lhes um dia diferente com muito convívio e encontro que aqui se consegue concretizar”, disse ontem Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, momentos antes de iniciar o almoço-convívio que juntou ontem 2.500 bracarenses, na Quinta da Malafaia, numa iniciativa levada a cabo pelo Município de Braga com o intuito de promover um convívio saudável, num arraial repleto de alegria e boa disposição.

Ricardo Rio deu nota do simbolismo deste encontro que “é ponto de encontro aglutinador para mais cinco mil bracarenses que aqui vêm passar um dia diferente e de celebração”, lembrando que “para muito deles marca toda diferença e essa é uma dimensão muito importante e que nos motiva para renovar, ano após ano, esta iniciativa”.
O autarca fez ainda referência “às várias actividades que o município tem desenvolvido e que muitos destes bracarenses já participam, quer no plano desportivo, cultural e social, mas há muitos deles que ainda continuam a ter uma vida muito fechada, e às vezes abandonada, e que esta vinda à Malafaia acaba por ser uma luz num ano nem sempre tão risonho como nós gostaríamos a quem dedicou a sua vida à comunidade, ás suas profissões e famílias”.

Ricardo Rio realçou o conjunto de apoios que a autarquia dispõe para esta franja da população senior. “Tornamos o passe dos TUB universal, sem restrições de horários para esta população; a criação do Cartão Sénior com um leque de benefícios muito alargado em diversas respostas municipais e privadas; o projecto ‘Braga a Sorrir’; o projecto ‘Braga Sol’ de intervenção e de melhoramento das condições de mobilidade e de acessibilidade nas residências dos seniores; actividades no plano desportivo com o ‘Braga Activa’ e o Boccia Senior e muitas outras actividades”, garantindo que o município de Braga “vai continuar a trabalhar no sentido de “nestes anos das suas vidas possam ter a tranquilidade de verem a cidade a proporcionar-lhes qualidade de vida”.


Ponto de encontro e partilha na Malafaia

“Lindíssimo. É a primeira vez e estou a adorar. Fiquei cliente e recomendo a todos que venham”, contou Maria Rodrigues que participou, pela primeira vez, no convívio sénior na Quinta da Malafaia.
De Nogueiró e Tenões, o entusiasmo de Maria Silva revela o quanto gosta de participar neste convívio. “Adoro! Gosto de conviver, dançar e comer. E este convívio tem um pouco de tudo”.
Num ambiente festivo, esta iniciativa proporciona aos participantes de todas as freguesias do concelho, um dia diferente na vida destes seniores que começou com um momento religioso, onde centenas de pessoas assistiram à missa no interior da Malafaia.

Envolta num ambiente de alegria e boa disposição, os mais de 2500 participantes desfrutaram de um almoço que teve dois pratos: sardinha e frango assado acompanhado com arroz de feijão e bem regado com vinho verde.
No final, houve tempo para um pé de dança ao som das músicas tradicionais e amanhã é a vez de proporcionar mais um convívio aos restantes 2500 seniores.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.