Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
S. Lázaro e S. João do Souto recebem finalmente nova sede
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

S. Lázaro e S. João do Souto recebem finalmente nova sede

Bombeiros distritais recolheram cerca de 61 toneladas de pilhas

S. Lázaro e S. João do Souto recebem finalmente nova sede

Braga

2018-12-17 às 08h03

José Paulo Silva José Paulo Silva

União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto está prestes a transferir-se para o edifício ‘Pé Alado’. Contrato de comodato foi aprovado pela Assembleia Municipal.

Citação

A Assembleia Municipal de Braga ratificou, na passada sexta-feira, o contrato de comodato entre o Município e a União de Freguesias de S.Lázaro e S. João do Souto para a utilização do edifício ‘Pé Alado’ como sede da autarquia.
A deliberação que, segundo o presidente da União de Freguesias, João Pires, concretiza “uma luta de 21 anos” por instalações condignas, não reuniu consenso partidário, tendo a CDU e o Bloco de Esquerda votado contra, por considerarem excessiva a renda de 6 500 euros mensais que a Câmara Municipal vai pagar ao Seminário Conciliar, entidade proprietária do imóvel.
João Baptista, da CDU, para além do valor “elevado” da renda, alegou que a Câmara Municipal de Braga poderia ter “explorado” outras localizações para a sede da União de Freguesias de S.?Lázaro e S. João do Souto, enquadrando o edifício ‘Pé Alado’ no Centro Media Arts a desenvolver no vizinho S.?Geraldo.

O PS absteve-se na votação do contrato de comodato do ‘Pé Alado’, justificando Pedro Sousa que o seu partido esteve “mais balanceado para votar cotra”, optando pela abstenção por reconhecer a necessidade daquela autarquia local dispor de novas instalações.
O presidente da União de Freguesias salientou que vê agora “concretizado um sonho de há anos”, adiantando que a sessão da Assembleia Municipal fica na História da autarquia que “vê cumprida uma promessa do presidente da Câmara Municipal, feita embora há mais de quatro anos, no início do seu primeiro mandato, mas que só agora vê a luz do dia”.
João Pires realçou que, as freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto “beneficiaram, ao longo de 35 anos, da cedência gratuita e benemérita de instalações”, pelo que irá “agraciar quem prestou tão relevantes serviços a estas comunidades”.

O actual sede da autarquia ocupa um rés do chão de um prédio da Avenida da Liberdade que outrora foi um túnel de acesso à antiga Escola Primária de S. Lázaro. O espaço foi adaptado para sede da Junta, mas, em 1983, foi adquirido por um particular que ali tem deixado permanecer os serviços da autarquia sem qualquer contrapartida.
“Mais recentemente, porém, e após decisão judicial em processo de partilhas, o actual proprietário vem exigir a entrega do imóvel”, informou o presidente da União de Freguesias de S.?Lázaro e S. João do Souto.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho