Correio do Minho

Braga,

Sapadores Florestais do Cávado receberam novos equipamentos
Derrota na Póvoa deixa Braga B em maus lençóis na II Liga

Sapadores Florestais do Cávado receberam novos equipamentos

Viana do Castelo vai instalar 480 contentores para separação de resíduos orgânicos

Braga

2019-03-13 às 06h00

Miguel Viana

Fatos individuais permitem melhorar as condições de trabalho em acções de limpeza de terrenos (silvicultura) ou de combate a incêndios florestais.

Cerca de 40 Sapadores Florestais do Cávado (das oito equipas da região) receberam ontem os respectivos equipamentos de protecção individual. Os fatos (dois de silvicultura e dois de combate a incêndios por cada sapador florestal) foram disponibilizados pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), através da Associação Florestal do Cávado (AFC). O investimento rondou os 20 mil euros.
Os equipamentos vão permitir criar melhores condições de trabalho.

“É um equipamento de silvicultura, para a limpeza de matas, e tem a parte de equipamento de incêndios. Isto é importante para os Sapadores Florestais, porque serve para motiva-los. É importante dar equipamentos para que eles se sintam bem e que tenham equipamento de qualidade para enfrentarem o ano de incêndios que se avizinha”, afirmou Carlos Cação, presidente da AFC.
O mesmo responsável lembrou que a entrega destes equipamentos individuais (cerca de 160 no total) juntou-se ao equipamento de viaturas. “No último ano e meio conseguimos equipar cinco novas viaturas (fornecidas pelo ICNF). O equipamento de Sapador Florestal tem bastante desgaste, e a associação tem que renovar constantemente o equipamento”, acrescentou Carlos Cação.

O mesmo responsável aproveitou a ocasião para referir que, apesar de todos os municípios do Vale do Cávado (Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Braga, Barcelos e Esposende) disporem de equipas de Sapadores Florestais, ainda é necessário fazer muito mais.
“Uma equipa de cinco elementos para um concelho é muito pouco. Este ano conseguimos reforçar o concelho de Barcelos com mais uma equipa (passa a ter duas), mas são precisas mais”, disse Carlos Cação.
O município de Braga já se mostrou disponível para acolher pelo menos mais uma equipa de Sapadores Florestais.
“A candidatura veio aprovada, mas só havia nove equipas que podiam ser seleccionadas. A nossa candidatura (de Braga) ficou em 17.º lugar. Numa próxima oportunidade o município de Braga irá candidatar-se para ter mais uma equipa de Sapadores Florestais em Braga”, considerou o presidente da AFC.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.