Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
“Semana da Eurocidade celebra a amizade entre dois povos”
CDP Awards Europe: Guimarães foi a única cidade portuguesa premiada

“Semana da Eurocidade celebra a amizade entre dois povos”

Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

“Semana da Eurocidade celebra a amizade entre dois povos”

Alto Minho

2018-09-25 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Evento decorre entre hoje e domingo, nas localidades de Monção e de Salvaterra do Miño (na Galiza) com a finalidade de aproximar as populações dos dois lados da fronteira.

Citação

Os municípios de Monção e de Salvaterra de Miño (na Galiza), assinalam, entre hoje e o próximo domingo a Semana da Eurocidade Monção - Salvaterra. O evento é composto por uma conferência , um roteiro nocturno, um concerto musical, jogos tradicionais e um espectáculo de dança.
O objectivo, explicou o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, é unir a população dos dois lados da fronteira. “O objectivo desta semana é passarmos a mensagem da importância que isto pode ter para a nossa região. Espero que esta semana, mais o que uma oferta cultural, seja uma oportunidade para celebrarmos esta amizade entre dois povos”, disse António Barbosa.
O edil de Monção fez questão de salientar que a ponte sobre o rio Minho é apenas “uma rua” que une os dois povos. “Aquilo que se espera é que esta ponte seja, efectivamente, uma união entre os povos”, considerou António Barbosa.

O autarca sublinhou também que “o que acontece de bom em Monção é bom para Salvaterra e o que acontece de bom em Salvaterra é bom para Monção”.
A promoção do território é outra das intenções da iniciativa conjunta dos dois municípios.
“Há uma coisa que Monção e Salvaterra não querem garantidamente, que é ser só territórios virados para o turismo. A Semana da Eurocidade pretende, também, criar uma sinergia com vista a um território perfeito para viver”, destacou António Barbosa. Sobre o programa da Semana da Eurocidade, o presidente da Câmara Municipal de Monção explicou que o que se pretende “é levar as pessoas de um lado para o outro e fazer com que as pessoas percebam a importância que a eurocidade tem nesta região”, declarou António Barbosa.

A vice-presidente do Concelho de Salvaterra do Miño, Marta Valcárcel, frisou que a eurocidade “não é nada se não tiver um sentimento comum, uma história e uma trajectória. Temos uma característica especial que nos faz únicos, que é a proximidade entre os dois povos. Esse rio (Minho), não nos separa, mas une-nos”, mencionou Marta Varcárcel.
A representante de Salvaterra do Miño lembrou que a programação da Semana da Eurocidade, “põe em destaque os valores que nos unem, mas também os problemas diários que encontramos”.
Os dois autarcas foram unânimes em realçar que é importante para a região a existência da eurocidade, em colaboração com a eurocidade Valença/Tui, para o desenvolvimento da zona fronteiriça, tendo já sido apresentado um projecto comum para a navegabilidade do rio Minho entre Valença e Monção, de modo a atrair mais turistas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho