Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Tiago Brandão Rodrigues e José Mendes são dois minhotos integram o XXII Governo
Profissionais do turismo distinguidos em Vieira do Minho

Tiago Brandão Rodrigues e José Mendes são dois minhotos integram o XXII Governo

Especialistas europeus refletiram sobre “Cidades Ativas, pessoas (mais) Felizes”

Tiago Brandão Rodrigues e José Mendes são dois minhotos integram o XXII Governo

Nacional

2019-10-22 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Minho estará representado no XXII Governo por Tiago Brandão Rodrigues, que se mantém ministro da Educação, e José Mendes, que vai ser secretário de Estado do Planeamento. Ganham lugar de deputados José Manuel Carpinteira e Ana Maria Silva.

Tiago Brandão Rodrigues, como ministro da Educação, e José Mendes, como secretário de Estado do Planeamento, são os dois minhotos que vão integrar o XXII Governo Constitucional.
Tiago Brandão Rodrigues foi cabeça de lista do PS por Viana do Castelo e, mantendo-se no cargo que desempenhou ao longo da última legislatura, torna-se no ministro da Educação que, pelo menos em democracia, mais tempo esteve à frente de uma das pastas que mais dificuldade tem em segurar ministros.
Assumindo o cargo de ministro, Tiago Brandão Rodrigues deixa vago o lugar de deputado do PS por Viana do Castelo. Assim, às deputadas eleitas Marina Gonçalves e Anabela Rodrigues, deverá juntar-se José Manuel Carpinteira, o número 4 da lista.

José Mendes, também foi eleito deputado nas eleições do passado dia 6 de Outubro. Foi o número dois da lista do PS por Braga, encabeçada por Sónia Fertuzinhos. Mendes, que tinha a pasta da Mobilidade no Ministério do Ambiente, transita agora para o Ministério do Planeamento liderado por Nelson de Souza, onde vai assumir a Secretaria de Estado do Planeamento.
Com a saída de José Mendes do parlamento para integrar o executivo de António Costa, ganha assento na Assembleia da República a barcelense Ana Maria Silva, que ocupava o 9.º lugar na lista do PS por Braga. O seu nome foi dos mais falados na altura da elaboração da lista, uma vez que a inclusão do seu nome foi uma opção da Distrital, que não teve concordância da concelhia liderada por Manuel Mota.

Ana Maria Silva, que é presidente da Associação Nacional AVC, foi vereadora do pelouro da acção social na Câmara Municipal de Barcelos, no primeiro mandato de Miguel Costa Gomes.
Na bancada socialista vão estar oito deputados eleitos por Braga. A Ana Maria Silva juntam-se Sónia Fertuzinhos, Cristina Begonha, Joaquim Barreto, Hugo Pires, Palmira Maciel, Luís Soares e Nuno Sá.
Foi ontem que o primeiro-ministro indigitado, António Costa, apresentou ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma equipa de 50 secretários de Estado para o XXII Governo Constitucional, entre eles 18 mulheres.
No total, incluindo o primeiro-ministro, o XXII Governo Constitucional terá 70 elementos, somando ministros e secretários de Estado, dos quais 26 mulheres e 44 homens.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.