Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
UMinho acolhe várias iniciativas dos ‘Encontros da Imagem’
Avança a pavimentação em Rendufinho

UMinho acolhe várias iniciativas dos ‘Encontros da Imagem’

Infraestruturas de Portugal assegura obras na Linha do Minho sem atrasos

UMinho acolhe várias iniciativas dos ‘Encontros da Imagem’

Braga

2019-09-12 às 11h38

Redacção Redacção

A partir de amanhã e até 27 de Outubro, a Universidade do Minho volta a ser parceiro dos Encontros da Imagem, acolhendo várias exposições e iniciativas que marcam a 29.ª edição do evento cultural.

A partir de amnahã e até 27 de Outubro, a Universidade do Minho (UMinho) volta a ser um dos parceiros dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, acolhendo nos seus espaços várias exposições e iniciativas que marcam a 29.ª edição do evento cultural que tem como mote ‘What Now’.
A Nova Galeria do Paço, as bibliotecas nos campi universitários de Gualtar e Azurém, o Museu Nogueira da Silva e a Escola de Medicina vão acolher mais de uma dezena de trabalhos fotográficos.

As exposições de Nick Hannes e Anais Boileau são dois dos destaques da programação deste ano. Enquanto o fotógrafo belga expõe ‘Garden of Delight’, uma abordagem à evolução e ao rápido crescimento do Dubai através de humor e ironia, a jovem fotógrafa francesa traz à Nova Galeria do Largo do Paço ‘Plein Soleil’, um trabalho que flutua entre o documentário e a ficção, e que se centra na comunidade feminina e ligação da mesma à arquitetura, com o sol como pano de fundo e elemento omnipresente. Este mesmo espaço, situado no Largo do Paço, irá acolher ainda a exposição ‘Fata Morgana’ de Alessia Rolo, ‘Bianco di Stanchezza’ de Antonio Privitera, ‘Caminantes’ de Felipe Jacome, ‘Like a bird’ de Johanna-Maria Fritz e ‘Black Diamond’ de Sebastian Sardi.

A Nova Galeria do Largo do Paço, onde ficará situada a loja oficial do evento, será ainda o local para a exposição de livros de fotografia ‘Prémio Photobook Awards 2019’ - uma exposição que contempla os trabalhos de 20 autores selecionados para esta edição - e o ‘Fotobook Festival Kassel’, mostra que ficará patente até 4 de Outubro.
Em comunicado, a UMinho destaca ainda a ‘Leitura de portefólios’, a acontecer hoje e amanhã, onde 60 fotógrafos, selecionados através de um primeiro concurso, irão ver os seus trabalhos avaliados por seis críticos diferentes (directores de festivais, de museus, de revistas, galeristas, curadores, editores).

O Museu Nogueira da Silva irá acolher duas exposições nesta edição dos Encontros da Imagem. ‘Stupid Borders’ de Rubén Martin de Lucas divide-se em duas mostras – ‘Minimal Republics’ e ‘Bureaucracies’ que abordam o tema das fronteiras e livre circulação de pessoas. Estes trabalhos poderão ser visitados de terça a sexta-feira das 10 às 12 e das 14 às 18.30 horase ao sábado entre as 14 e as 18.30 horas.
Também as bibliotecas da UMinho acolhem iniciativas dos Encontros da Imagem em 2019.
O Espaço B-Lounge da biblioteca do campus de Gualtar vai ter em exposição ‘So little, So Much’, um trabalho de Vladimir Birgus e a biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães, acolhe o trabalho de Oriol Segon Torra, intitulado ‘Young Patriot’.

A Escola de Medicina recebe, pela primeira vez, uma exposição deste evento e acolhe no hall do seu edifício no campus de Gualtar a exposição +Simulacres’ de Gilbert Garcin.
Para além das exposições, haverá ainda projecções fotográficas dos ‘Discovery Awards Finalists & Emergentes Finalists’ e ‘LensCulture & GUP Magazine’ e do trabalho ‘So Little, So Much’ de Vladimir Birgus, a acontecer nos dias 27 e 28 de Setembro e 4 e 5 de Outubro, a partir das 22 horas, no Largo do Paço.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.