Correio do Minho

Braga,

- +
Vereadora da Educação garante aposta no “sucesso escolar”
Histórico dérbi da cidade de Braga teve de tudo... menos golos

Vereadora da Educação garante aposta no “sucesso escolar”

GNR recupera máquina de fusão de fibra ótica furtada

Vereadora da Educação garante aposta no “sucesso escolar”

Ensino

2019-10-06 às 13h01

Redacção Redacção

NA VISITA ao Jardim-de-Infância e EB1 de Sequeira, a vereadora da Educação doa Câmara Municipal de Braga, Lídia Brás Dias, garantiu que a promoção do “sucesso escolar” é uma das apostas municipais.

Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, realizou recentemente uma visita ao Jardim-de-infância e EB1 de Sequeira, do Agrupamento de Escolas Braga Oeste, e acompanhou as acções realizadas no âmbito do Plano de Promoção do Sucesso Escolar implementadas naquele estabeleci- mento de ensino por equipas multidisciplinares, mais concretamente no âmbito do projecto ‘Saber Crescer’.
Durante a visita, que contou com a presença de Cândida Ferreira, directora do Agrupamento, Lídia Dias acompanhou sessões de Terapia da Fala, assim como actividades desenvolvidas no âmbito da Animação Sociocultural, quer em contexto de sala de aula, quer em contexto de recreio.

“É importante actuar de forma precoce no que respeita à promoção do sucesso escolar, identificando e acompanhando situações de risco, e proporcionar actividades e intervenções diferenciadas e inovadoras que complementem a acção das escolas”, referiu Lídia Dias, salientando que estes projectos têm merecido o melhor acolhimento por parte da Comunidade Educativa.
O Município de Braga tem sido convidado a partilhar as suas práticas, modelo e resultados em diversos fóruns nacionais e internacionais. Um dado que, segundo Lídia Dias, “além de ser um reconhecimento, é a demonstração do bom trabalho que está a ser desenvolvido”.

O projecto ‘Saber Crescer’, tal como o programa ‘Equipa Técnica de Articulação Educativa’, fazem parte de do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Concelho de Braga. Existem três equipas multidisciplinares, constituídas por animadores socioculturais, terapeutas da fala, técnicos de educação e psicólogos, que são acompanhadas no terreno por uma mediadora e uma coordenadora, actuando em estabelecimentos de ensino dos 12 Agrupamentos de Escolas da Cidade e também no Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian.

“Os projectos são centrados nos alunos, mas também dedicam várias acções de capacitação e sensibilização a assistentes operacionais, assistentes técnicos, docentes do 1.º Ciclo, educadores de infância e encarregados de educação, numa perspec- tiva de envolvimento de todos rumo ao sucesso escolar”, concluiu Lídia Dias.
O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar é financiado, durante três anos lectivos, pelo Programa Operacional Regional do Norte - NORTE2020 e pelo Fundo Social Europeu, constituindo-se como uma clara aposta do Município de Braga para contribuir para a promoção do sucesso escolar.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.