Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Vila Verde: Os saberes e sabores do mundo rural atraíram multidões no Dia da Gastronomia e do Vinho
Danilo Rampulla: “temos obrigação de ganhar”

Vila Verde: Os saberes e sabores do mundo rural atraíram multidões no Dia da Gastronomia e do Vinho

Prémio Victor de Sá revela Partido Regenerador

Vila Verde: Os saberes e sabores do mundo rural atraíram multidões no Dia da Gastronomia e do Vinho

Cávado

2019-10-12 às 19h19

Redacção Redacção

A recriação fiel de uma tradicional pisada de uvas reforçou o simbolismo do Dia da Gastronomia e do Vinho, num serão que se revelou um hino à tradição minhota. O folclore, o encontro de cantares ao desafio e as rusgas populares garantiram a animação musical.

Os saberes e sabores do mundo rural atraíram, ontem (11 de outubro), uma enchente à Festa das Colheitas de Vila Verde. Um mar de gente que se deliciou com os genuínos sabores da cozinha regional nas tasquinhas, restaurantes e expositores (doces, queijo, vinho, fumeiro…). A recriação fiel de uma tradicional pisada de uvas reforçou o simbolismo do Dia da Gastronomia e do Vinho, num serão que se revelou um hino à tradição minhota. O folclore, o encontro de cantares ao desafio e as rusgas populares garantiram a animação musical.
Pouco passava das 21h quando começou mais uma viagem à (re)descoberta da genuína tradição do Minho. Um carro de madeira puxado por uma junta de bois trouxe o fruto da vinha para recriação da tradicional pisada das uvas. Depois, foram transportadas em cestos para uma dorna de madeira e pisadas repetidamente para extrair o néctar. Tudo à moda de antigamente. A iniciativa organizada pela Associação de Folclore do Concelho de Vila Verde decorreu em ambiente de festa e com muita animação musical do Rancho Folclórico de Prado S. Miguel. No final, uma merenda para fortalecer o corpo e recuperar energias para as atuações musicais que se seguiram.
Os sempre divertidos cantares ao desafio espalharam boa disposição pela bela moldura humana que se instalou em frente ao palco das colheitas. Das piadas mais bem-dispostas aos trocadilhos mais atrevidos, passando por algumas picardias saudáveis, os cantadores (Anjinho, Diana Monteiro, Pedro Malheiro, Liliana Oliveira, Aguiar de Barcelos, Naty, Manuel Silva, Adília de Arouca, Zé de Braga e Catarina Pires) arrancaram gargalhadas e chuvas de aplausos à plateia. Os tocadores Mickael Akordeon, Nandinho e Né fizeram vibrar a multidão com uma musicalidade alegre e contagiante.
O período do dia foi preenchido com atividades diversificadas. A manhã ficou entregue à criatividade do concurso de artesanato e aos doces sabores dos concursos do mel, geleia e marmelada, com organização da Aliança Artesanal e Loja Interativa de turismo de Vila Verde, respetivamente. Entretanto, a Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) dinamizava ateliers de saúde no interior da tenda de conferências e de dança no exterior. Pela hora de almoço, a EPATV ensinou o público a preparar verdadeiros pitéus durante um showcooking que incluiu vários produtos locais.
A cozinha continuou na agenda ao início da tarde, desta vez voltada para a doçaria. A plateia pôde aprender a confecionar uma compota caseira e saborosa no workshop organizado pela Escola Secundária de Vila Verde. Depois, tempo para desgastar calorias de forma divertida. Dos mais jovens aos mais vividos, os ritmos quentes e alegres da Mega Aula das Colheitas – Intergeracional puseram toda a gente a dançar. Saúde, desporto e muita diversão numa iniciativa organizada pela Rede Social do Município de Vila Verde. Ao final da tarde, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde realizaram um simulacro de acidente no recinto, seguido da cerimónia de bênção da nova viatura ao serviço dos soldados da paz. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.