Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Vínculos podem ajudar a melhorar comportamento de alunos na escola
Sá Pinto: “Precisamos de ganhar”

Vínculos podem ajudar a melhorar comportamento de alunos na escola

Normalidade marca arranque do novo ano lectivo no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches

Vínculos podem ajudar a melhorar comportamento de alunos na escola

Ensino

2019-07-24 às 08h04

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Várias ‘dicas’ foram deixadas, ontem, aos professores que participam no VIII Encontro Nacional de Professores de Português e de Francês - ÉtéFrançais, que decorre até amanhã no Altice Forum Braga.

A criação de “vínculos” entre professores e alunos é “fundamental” para mudar comportamentos desviantes em contacto de sala de aula. Estas e outras ‘dicas’ foram deixadas, ontem, por Alda Mira Coelho, pedopsiquiatra e dirigente do Serviço de Psiquiatria de Infância e Adolescência do Hospital de São João do Porto, no VIII Encontro Nacional de Professores de Francês e Português, que decorre até amanhã no Altice Forum Braga.

“É fundamental um professor saber criar vínculos com os alunos e mostrar-lhes que eles são importantes para alguém e tentar perceber o que é que preocupa os jovens, porque têm determinado tipo de comportamento, quais os seus gostos e interesses e, assim, chegar até eles. Se os professores conseguirem chegar a essa relação de proximidade vai ser muito mais fácil lidar com esses jovens e conseguir que eles adiram à sala de aula e à escola em geral”, indicou. “Se conseguirmos criar um vínculo afectivo com as crianças e jovens e se soubermos ajudar os pais a criar vínculos adequados, podemos também criar jovens mais saudáveis e com comportamentos mais adequados”.

O evento reúne 220 professores dos quatro cantos do país e nesta sua 8.ª edição debate o tema da ‘Inclusão Escolar’, contando com conferencistas de universidades nacionais e internacionais com o objectivo de dar mais pistas para os docentes poderem trabalhar melhor na escola, assim indicou Lídia Vilaça, responsável pela organização do congresso, cujos trabalhos foram abertos pela vereadora da Educação da Câmara Munoicipal de Braga.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.