Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Vizela apresenta Plano de Regeneração Urbana Sustentável
Lechia ou Brondby são primeiro obstáculo dos Guerreiros na Europa

Vizela apresenta Plano de Regeneração Urbana Sustentável

Empresas impedidas de aferir tacógrafos obrigam clientes a ir a Espanha

Vale do Ave

2019-06-17 às 13h57

Redacção

O plano inovador que promete a regeneração urbana vai ser apresentado amanhã pela Câmara Municipal de Vizela, liderada por Vitor Hugo Salgado.

A Câmara Municipal de Vizela vai apresentar o Plano de Acção - Regeneração Urbana Sustentável - RUS, amanhã, pelas 15.30 horas, na rua na Rua Doutor Pereira Caldas (Rua da Rainha). Este é um projecto no seguimento da política de requalificação do centro urbano vizelense.
Neste Plano de Acção destaca-se a obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, tal como todas as artérias adjacentes, um projeto de extrema relevância para o Concelho, que envolve a requalificação da Praça da República, situada no coração da cidade.

Trata-se de um projecto integrado, de onde cumpre destacar ainda a requalificação do Parque das Termas, um projeto de fundo para a maior revitalização do Parque das Termas de Vizela das últimas décadas, em conjunto com a Companhia de Banhos de Vizela e a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João, no sentido de devolver aquele espaço a Vizela e aos Vizelenses.
De destacar que apesar de ser da autarquia a capacidade de promover a reabilitação e revitalização dos espaços públicos, é também importante o envolvimento, para além das populações locais, dos agentes representantes do tecido económico empresarial, aos quais são reconhecidas capacidades para transformar oportunidades em atividades económicas, de modo a atrair novos consumidores e habitantes e, dessa forma, criar uma nova vida nos espaços intervencionados.

A Câmara Municipal criou o Regulamento Municipal de Reconhecimento de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local ‘Lojas Com História’, que tem como objectivo o reconhecimento de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local, que se destacam pelas suas características únicas e reconhecido valor para a identidade do território do Município de Vizela.
Outro dos objectivos é a valorização da história do Município de Vizela, divulgando-a para o exterior, atraindo, desta forma, visitantes e promovendo o desenvolvimento do comércio tradicional no concelho. A autarquia criou ainda o Prémio Municipal de Reabilitação Urbana - ‘Vizela Reabilita’ que tem como objectivo promover e incentivar as intervenções de reabilitação urbana e restauro do património edificado, e que vai distinguir as três melhores iniciativas de promoção de reabilitação e regeneração urbana.

Este Plano de Acção - Regeneração Urbana Sustentável - RUS integra assim um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, potenciando assim a sua atractividade e reforçando a identidade do centro para que esta não se perca ou sofra descaracterizações, dando uma nova vida a esta área e potenciando a intervenção dos privados. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.