Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Vizela recebe Entronização da Confraria dos Gastrónomos do Minho
João Carvalho lembrado na Missa do Caloiro

Vizela recebe Entronização da Confraria dos Gastrónomos do Minho

Vitória SC vai à procura dos primeiros pontos na UEFA

Vizela recebe Entronização da Confraria dos Gastrónomos do Minho

Vale do Ave

2019-05-23 às 20h31

Redacção Redacção

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Vizela, tem como objetivos a valorização, a promoção e a divulgação da gastronomia vizelense, com destaque para o Bacalhau à Zé do Pipo e o Bolinhol, mas também dos vinhos produzidos em Vizela.

A gastronomia vizelense traduz-se num dos pontos fundamentais do Plano Municipal de Turismo, numa aposta num triângulo dourado de sabores, sempre tendo por base aquilo que faz parte da identidade do nosso Concelho: o bolinhol, o vinho verde e o bacalhau.
Nesse seguimento, Vizela recebe no próximo sábado, dia 25 de maio, o evento Capítulo de Entronização da Confraria dos Gastrónomos do Minho.
O evento, organizado pela Câmara Municipal de Vizela, tem como objetivos a valorização, a promoção e a divulgação da gastronomia vizelense, com destaque para o Bacalhau à Zé do Pipo e o Bolinhol, mas também dos vinhos produzidos em Vizela.
Na cerimónia, para além de cinco outras individualidades ligadas ao turismo, à investigação e à medicina, serão entronizados duas personalidades, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado e Jorge Coelho, professor e consultor de Turismo, do Setor do Turismo do Município, ficando assim o Concelho com voz ativa em prol da gastronomia vizelense numa entidade com muito significado no âmbito da gastronomia.
A Confraria dos Gastrónomos do Minho, criada em 1984, tem tido cada vez mais relevância no panorama gastronómico regional e até nacional, sendo que os seus confrades são oriundos de diversas áreas profissionais como economia, política, turismo, advocacia, hotelaria e restauração, entre outras. Tendo como objetivos a valorização e promoção da gastronomia local e regional, materializados na participação em processos, projetos e eventos que têm vindo a catapultar a gastronomia minhota.
A entronização é um ato que pressupõe o reconhecimento das individualidades, a atribuição de responsabilidades às mesmas e decorrente disso, neste caso específico, permite o enaltecimento dos elementos mais representativos do Concelho de Vizela no que à gastronomia vizelense diz respeito.  
A cerimónia terá assim ligar no próximo dia 25 de maio (sábado), nas Termas de Vizela, pelas 10.00h, com o seguinte programa:
10:00 | RECEÇAO DOS CONFRADES E CONFRARIAS CONVIDADAS
10:15 | ABERTURA DO CAPITULO DE ENTRONIZAÇÃO PELO MORDOMO MOR DA CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DO MINHO
10:25 | INTERVENÇÃO DO JUIZ DA CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DO MINHO
10:35 | PALESTRA SOBRE A TEMÁTICA DA GASTRONOMIA PORTUGUESA (convidado)
11:00 |PALAVRAS DE ACOLHIMENTO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA
11:10 | MOMENTO CULTURAL / MUSICAL
11:25 | CERIMÓNIA DE ENTRONIZAÇÃO
11:50 | VERDE DE HONRA
12:15 | MISSSA NA IGREJA DE S. JOÃO
 
De destacar que a realização desta cerimónia em Vizela vem no seguimento da vontade da Autarquia em desenvolver esforços no sentido de criar parcerias com novas entidades, que permitam exponenciar o potencial turístico de Vizela.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.