Correio do Minho

Braga, terça-feira

Vizela recebe Entronização da Confraria dos Gastrónomos do Minho
Cortejo etnográfico mostrou riqueza da tradição folclórica bracarense

Vizela recebe Entronização da Confraria dos Gastrónomos do Minho

Vizela promoveu briefing de segurança e coordenação da XII.ª Concentração Motard

Vale do Ave

2019-05-23 às 20h31

Redacção

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Vizela, tem como objetivos a valorização, a promoção e a divulgação da gastronomia vizelense, com destaque para o Bacalhau à Zé do Pipo e o Bolinhol, mas também dos vinhos produzidos em Vizela.

A gastronomia vizelense traduz-se num dos pontos fundamentais do Plano Municipal de Turismo, numa aposta num triângulo dourado de sabores, sempre tendo por base aquilo que faz parte da identidade do nosso Concelho: o bolinhol, o vinho verde e o bacalhau.
Nesse seguimento, Vizela recebe no próximo sábado, dia 25 de maio, o evento Capítulo de Entronização da Confraria dos Gastrónomos do Minho.
O evento, organizado pela Câmara Municipal de Vizela, tem como objetivos a valorização, a promoção e a divulgação da gastronomia vizelense, com destaque para o Bacalhau à Zé do Pipo e o Bolinhol, mas também dos vinhos produzidos em Vizela.
Na cerimónia, para além de cinco outras individualidades ligadas ao turismo, à investigação e à medicina, serão entronizados duas personalidades, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado e Jorge Coelho, professor e consultor de Turismo, do Setor do Turismo do Município, ficando assim o Concelho com voz ativa em prol da gastronomia vizelense numa entidade com muito significado no âmbito da gastronomia.
A Confraria dos Gastrónomos do Minho, criada em 1984, tem tido cada vez mais relevância no panorama gastronómico regional e até nacional, sendo que os seus confrades são oriundos de diversas áreas profissionais como economia, política, turismo, advocacia, hotelaria e restauração, entre outras. Tendo como objetivos a valorização e promoção da gastronomia local e regional, materializados na participação em processos, projetos e eventos que têm vindo a catapultar a gastronomia minhota.
A entronização é um ato que pressupõe o reconhecimento das individualidades, a atribuição de responsabilidades às mesmas e decorrente disso, neste caso específico, permite o enaltecimento dos elementos mais representativos do Concelho de Vizela no que à gastronomia vizelense diz respeito.  
A cerimónia terá assim ligar no próximo dia 25 de maio (sábado), nas Termas de Vizela, pelas 10.00h, com o seguinte programa:
10:00 | RECEÇAO DOS CONFRADES E CONFRARIAS CONVIDADAS
10:15 | ABERTURA DO CAPITULO DE ENTRONIZAÇÃO PELO MORDOMO MOR DA CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DO MINHO
10:25 | INTERVENÇÃO DO JUIZ DA CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DO MINHO
10:35 | PALESTRA SOBRE A TEMÁTICA DA GASTRONOMIA PORTUGUESA (convidado)
11:00 |PALAVRAS DE ACOLHIMENTO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA
11:10 | MOMENTO CULTURAL / MUSICAL
11:25 | CERIMÓNIA DE ENTRONIZAÇÃO
11:50 | VERDE DE HONRA
12:15 | MISSSA NA IGREJA DE S. JOÃO
 
De destacar que a realização desta cerimónia em Vizela vem no seguimento da vontade da Autarquia em desenvolver esforços no sentido de criar parcerias com novas entidades, que permitam exponenciar o potencial turístico de Vizela.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.