Correio do Minho

Braga,

- +

A Governanta

Falar bem, Escrever melhor

Literatura

11 Junho 2010

Vendo chegar a viatura oficial com o porta-bagagem carregado de lenha, o chefe do Governo gritou irado à sua governanta: «Os carros do Estado não são para carregar lenha! Não consinto!». A mulher não se ficou e gritou no mesmo tom: «Merda! A lenha não é para mim, é para o Salazar!»

Quem se atreveu a gritar assim a António de Oliveira Salazar, homem temido e respeitado por todos, foi Maria de Jesus Caetano Freire, a sua dedicada e fiel companheira ao longo de toda uma vida. Nascida no seio de uma pobre família camponesa no lugar de Freixiosa da freguesia de Santa Eufémia, no concelho de Penela, distrito de Coimbra, aos 31 anos começou a servir os então lentes universitários e amigos Manuel Gonçalves Cerejeira e António de Oliveira Salazar.

Seguiu este último para Lisboa (ao mesmo tempo que o primeiro subia ao lugar mais alto da hierarquia católica em Portugal) e só o abandonou quando, aos 81 anos, o ditador morreu por doença. Maria de Jesus tinha cumprido a missão da sua vida. Nunca casou, nem teve filhos.

Mulher dura, forte, atenta, de uma dedicação canina, foi intendente, organizadora das lides domésticas, secretária, companheira, portadora de recados e pedidos, informadora de murmúrios e opiniões que mais ninguém se atrevia a expressar, conselheira e até enfermeira, nos seus últimos tempos de vida, do fundador e líder do Estado Novo. D. Maria foi tudo isto, e por isso merece um lugar de destaque na História do século XX português.


O autor:
Joaquim Vieira

Joaquim Vieira, nascido em Leiria em 1951, é um dos mais prestigiados jornalistas portugueses. Galardoado com diversos prémios da profissão (Prémio Gazeta, Prémio de Reportagem Norberto Lopes, Prémio de Reportagem do Clube Português de Imprensa, Prémio Fernando Pessoa de Jornalismo, etc.).

Fez a sua formação profissional em Paris, no Centre de Formation et Perfectionnement des Journalistes, e tornou-se conhecido como jornalista de investigação. Foi director-adjunto do semanário Expresso, director-adjunto para os Programas da RTP e director da revista Grande Reportagem. Autor da obra Portugal Século XX - Crónica em Imagens e de fotobiografias de Salazar, Marcello Caetano, Almada Negreiros e Joshua Benoliel.

A Governanta
Joaquim Vieira
Esfera dos Livros

A Governanta

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho