Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

A mão esquerda de Deus

Falar bem, Escrever melhor

Literatura

23 Novembro 2015

De novo no mercado, em reedição da Planeta, aquele que é um dos mais importantes romances históricos sobre a Inquisição portuguesa já escritos.

Um autor que é considerado uma das mais importantes vozes literárias da sua geração e que é claramente uma das mais reconhecidas no campo do romance histórico.
Este livro é baseado na fábula, por muitos aceite como verdade
histórica, do falsário andaluz Alonso Pérez de Saavedra, que através de bulas forjadas terá passado por núncio apostólico e instituído em 1539, durante o reinado de D. João III, o Tribunal da Santa Inquisição em Portugal.

Finalista do Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas,
A Mão Esquerda de Deus é um romance poderoso e inesquecível sobre a verdade e a mentira, uma história de amor e culpa e uma viagem intemporal ao mais fundo da natureza humana, numa época em que impera a intolerância e a desumanidade.


Crítica da Imprensa:

«Um dos melhores romances históricos sobre a Inquisição publicados desde o 25 de Abril de 1974.»
Miguel Real

«Um dos mais talentosos escritores de ficção da sua geração.»
José Riço Direitinho

«Um deslumbrante romance histórico, uma narrativa encantatória. Muito bom.»
Helena Vasconcelos, Storm Magazine

«Este escritor português já nos deu várias obras de fôlego e inesperadas pelo seu enquadramento histórico, profunda recriação de época e excepcional originalidade. Neste A Mão Esquerda de Deus, volta a surpreender.»
João Céu e Silva, NS

«Vou na quarta visita - desta feita salteada -, apenas pelo gosto de reler determinadas passagens, e, de cada vez que o reencontro, acontece dar por mim quase incrédula com a relativamente discreta recepção ao livro desde que foi publicado.»
Luísa Mellid-Franco, Expresso

«Pedro Almeida Vieira (n. 1969) escreveu um romance inteligente e astuto em que, para além de outras questões, indaga a natureza da 'verdade histórica' e, por consequência, também do poder da ficção.»
José Riço Direitinho, Ler


O autor:
Pedro Almeida Vieira nasceu em Coimbra em Novembro de 1969 e vive em Lisboa.
Licenciado em Engenharia Biofísica na Universidade de Évora, tem repartido a sua actividade pelo jornalismo, a investigação académica e a escrita. Entre outros periódicos, foi jornalista na revista Grande Reportagem e no semanário Expresso.

Além de quatro ensaios na área ambiental, desde 2004 publicou ainda quatro romances (Nove Mil Passos, O Profeta do Castigo Divino, A Mão Esquerda de Deus e Corja Maldita) e os dois volumes de narrativas históricas Crime e Castigo no País dos Brandos Costumes. Em 2012 foi responsável pela redescoberta, fixação de texto e notas de O Estudante de Coimbra, o pioneiro romance moderno português, escrito em 1840-1841 por Guilherme Centazzi.




A mão esquerda de Deus
Pedro Almeida Vieira
Planeta

A mão esquerda de Deus

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho