Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

100% movido a electricidade

1.758.035 votos de confiança

Banner publicidade
100% movido a electricidade

Ideias

2018-09-19 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Os seis novos autocarros dos Transportes Urbanos de Braga têm escrito ”100% movido a electricidade”. E mais: POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020 e Fundo de Coesão União Europeia. Tudo isto significa que 47% do custo de cada autocarro foi financiado com fundos europeus... o resto da história já a escrevi na segunda-feira. Mas estes novos autocarros ainda têm mais histórias: em primeiro lugar, porque a grande parte da sua composição é made in Portugal...

Neste particular, a Salvador Caetano tem uma grande responsabilidade e culpa no lançamento destes autocarros que já são vistos em todo o mundo e todo o mundo já os quer adquirir... Depois, alguns dos componentes destes autocarros também têm made in Braga, o que mostra que o paradigma do concelho está a mudar e a inovação e as novas tecnologias estão cada vez mais na ordem do dia.
E depois... já viram a economia que os TUB passam a ter com a aquisição destes autocarros? E se hoje têm uma autonomia na ordem dos 150 quilómetros, amanhã podem ter de 200 ou 300 e a sua estrutura continua a ser a mesma. É, como dizem, quase só “mudar baterias”.

E, por último, honra seja feito ao secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes (aliás, também elogiado pelos presentes), e ao seu discurso. Correcto, sem eleitoralismos, muito concreto e a defender um país - e no caso concreto uma cidade como a de Braga, exemplo no aproveitamento dos apoios - mais saudável e amigo do ambiente. Esperemos agora um apoio estatal diferente, “nas devidas proporções”, mas que seja de facto diferente do actual.
Braga merece!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho