SIFIDE – o mais bem-sucedido benefício do sistema fiscal português
Correio
2012-03-14 às 06h00
Quem disse que fazer as compras é tarefa fácil, engana-se. São inúmeras as tentações que nos levam, algumas vezes, a fazer as opções menos saudáveis ou até mais caras!
Pequenas mudanças no seu dia-a-dia poderão ser determinantes para a sua saúde e ainda proporcionar uma redução dos custos.
Deixamos-lhe aqui algumas dicas:
1 - Planeie e estruture as refeições antes de ir às compras.
2 - Elabore uma lista de compras e cumpra-a. Assim não gasta para além do que precisa.
3 - Não vá às compras com fome ou sede.
4 - Evite levar as crianças às compras.
5 - Procure os preços mais baixos. Nem sempre são os que têm inferior qualidade.
6 - Consulte os rótulos das embalagens e não se esqueça de verificar o prazo de validade.
7 - Prefira fruta e hortícolas da época, são mais nutritivos e normalmente mais baratos.
8 - Escolha carne e peixe mais económicos, escolha os que tenham menos peles e gorduras visíveis.
9 - Não se esqueça de consumir leguminosas, pois são boas alternativas ou complementos à carne, peixe e ovos.
10 - Escolha embalagens de tamanho familiar e divida-as em casa em doses individuais.
11 - Evite os alimentos pro-cessados, ricos em gordura e sal.
12 - Evite o consumo de alimentos açucarados.
13 - Não se esqueça de ingerir sopa no início das refeições. Com o estômago ‘forrado’ sentirá
14 - Evite fazer refeições fora de casa. Mas quando as fizer, evite as entradas, fritos e assados com muita gordura, pois constituem uma fonte extra de calorias.
15 - Tome o pequeno-almoço em casa. Para além de ser uma opção mais barata, consegue também controlar os alimentos que ingere.
16 - Procure levar consigo alimentos de casa para as refeições intercalares, como a merenda da manhã e/ou da tarde, evitando assim recorrer a snacks. Levar uma sandes preparada previamente em casa é mais barato do que comprá-la num café ou pastelaria.
17 - Se almoçar ou jantar fora de casa, poderá também procurar levar já preparado para consumo (ex. sandes com carne/peixe/ovo e produtos hortícolas) ou aquecer no local de trabalho (se este tiver micro-ondas).
18 - Caso faça uma refeição fora, e sobre comida, não desperdice: solicite ao funcionário uma embalagem com as sobras para levar para casa.
19 - Beba no mínimo 1,5L de água por dia. Leve uma garrafa de água de casa, assim evita ter que comprar em locais onde seja mais cara.
20 - Coma diariamente alimentos de todos os grupos da Roda dos alimentos e varie ao máximo.
Sílvia Cunha, Associação Portuguesa dos Nutricionistas
08 Outubro 2017
23 Novembro 2016
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário