Correio do Minho

Braga,

2017: um ano mágico

Transtorno obsessivo compulsivo por compras: Oniomania

Ideias

2017-08-24 às 06h00

Paulo Monteiro

A arte da matemática é enorme e todos os dias apreendemos pequenos truques e ficamos a conhecer simples magias do 1, 2, 3...

Uma das últimas e que achei uma piada enorme é muito simples e pode ser feita por qualquer um de nós e até pode mesmo servir como... magia.

Vamos então somar o ano de nascimento com a idade (os anos que fazemos neste ano) e, no final, o resultado é? 2017. Não falha.

Agora como truque funciona muito bem. Juntamos uma série de amigos à volta de uma mesa e pedimos para fazerem a conta num papel. Mas antes colocamos no meio da mesa o resultado final de cada um (que é o mesmo). Certamente que muitos ficarão admirados.

São as contas e os truques da matemática que nos fazem ficar boquiabertos.

Mas se passearmos pela internet não nos faltam mais ‘truques’ ou dados curiosos. Temos é sempre aquele papão mau a perseguir-nos e a dizer que a matemática é muito complicada. Mas não é. Tem um universo muito curioso e que nos faz rir e divertir.

Há muitos sítios na ‘net’ que nos ensinam de uma maneira fácil problemas muito complicados. Basta estarmos atentos e aprendemos pequenas dicas que nos podem ser úteis.
E, já agora, se ainda está, ou vai de férias, nada melhor do que aproveitar esta altura para tirar todas as dúvidas e satisfazer a sua curiosidade. Vai ver que vale a pena!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Novembro 2018

Antecedentes… (parte II)

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.