Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

2019 sinónimo de eleições

Transparência na gestão da coisa pública

2019 sinónimo de eleições

Ideias

2019-01-03 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Este ano de 2019 é marcado por três actos eleitorais: Eleição para o Parlamento Europeu (26 de Maio), Eleição para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (22 de Setembro) e Eleição para a Assembleia da República (6 de Outubro). Todos os actos eleitorais são importantes e hoje mais do que nunca. O primeiro grande passo que temos de dar em termos de campanha é lutar contra a abstenção. Não devemos deixar os outros pensarem e decidirem por nós.

O 25 de Abril trouxe-nos a liberdade de podermos votar livremente de decidir por nós, em consciência. E é isso que devemos fazer. Sermos nós a votar naqueles que queremos. Este tema dominou o discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sua tradicional mensagem de Ano Novo, adiantando que arrogâncias e promessas impossíveis destroem a democracia. E foi claro na sua mensagem: “o que vos quero pedir, hoje, é simples, mas exigente. Votem. Não se demitam de um direito que é vosso, dando mais poder a outros do que aquele que devem ter. Pensem em vós, mas também nos vossos filhos e netos, olhem para amanhã e depois de amanhã e não só para hoje”.

E diz mais: “chamem a atenção dos que querem ver eleitos para os vossos direitos e as vossas escolhas políticas, pela opinião, pela manifestação, pela greve, mas respeitem sempre os outros, os que de vós discordam e os que podem sofrer as consequências dos vossos meios de luta”. Muito importante foi também a mensagem, frontal, que deixou aos possíveis candidatos: “se quiserem ser candidatos analisem, com cuidado, o vosso percurso passado e assumam o compromisso de não desiludir os vossos eleitores”.
A decisão está no seu voto. Não deixe os outros decidirem por si. Não queira, em Portugal, populismos e extremismos...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho