O hospedeiro e o parasita
Voz às Escolas
2019-01-21 às 06h00
Amanhã, 22 de Janeiro, comemoramos o dia do nosso patrono, Carlos Amarante.
A Escola Carlos Amarante iniciou a comemoração do dia do patrono no ano letivo 1996/97. Com a criação do Agrupamento, em Abril de 2013, mantivemos esta data como Dia do Agrupamento, envolvendo as nossas escolas nas diversas atividades comemorativas.
Trata-se de um dia aberto à comunidade, em que mostramos as nossas atividades e projetos, homenageando a nossa comunidade escolar.
O programa é vastíssimo, com atividades diversas na ESCA, na Escola Básica de Gualtar, nas Escolas EB 1 e nos Jardins de Infância.
Apresentamos aqui apenas alguns exemplos:
Na ESCA, no piso da entrada, temos várias exposições dinamizadas por alunos, professores, encarregados de educação e antigos alunos. Há apresentação de trabalhos, nomeadamente das áreas de artes, línguas, fotografia, Direitos Humanos, Educação para a Saúde, Educação para a Cidadania Global. Na sala Museu Carlos Amarante pode ser apreciada a exposição “Indústrias tradicionais de Braga - S. Victor”. Noutros pisos e espaços, podem ser visitados laboratórios, salas temáticas e oficinas onde os nossos alunos e os visitantes podem, não só apreciar exposições, mas também participar em diversas atividades experimentais e jogos didáticos. Destaca-se a aula de filosofia para crianças e jovens com a participação dos alunos do 4ºano das escolas do nosso Agrupamento. Não podemos esquecer a aprendizagem de cultura e escrita chinesa, a projeção de cinema, etc. Na estufa, teremos atividades para crianças do JI de Gualtar, no âmbito da Educação para a Sustentabilidade. Temos, também, atividades desportivas, concursos, jogos interativos e outros momentos de animação cultural.
À tarde, os alunos do ensino secundário assistem à palestra proferida pelo Doutor José Cândido de Oliveira Martins, da Universidade Católica, sobre a obra de José Saramago “O ano da morte de Ricardo Reis”.
Em Gualtar, na Escola Básica, haverá diversos concursos, nomeadamente de talentos, exposições, cinema, atividades desportivas e lúdicas e a apresentação de “Um projeto … e meio limão” pelo autor Narciso Moreira.
Nas escolas EB 1 e Jardins de Infância, crianças, alunos e professores visualizam filmes e apresentam trabalhos sobre o ambiente, entre outros, além de visitarem a ESCA e a EB Gualtar.
Na sessão de encerramento, pelas 17h30, no auditório da escola sede faremos a apresentação da publicação “133 anos a desenhar o futuro”. Esta publicação reúne contributos variados e evocativos dos 60 anos do edifício da Escola Secundária Carlos Amarante, comemorados em 2018. Também homenagearemos os professores e funcionários que se aposentaram em 2018.
Entendemos que uma escola, espaço de liberdade e saber, muito precisa destes momentos e rituais de comemoração que ajudam a construir uma identidade, cimentam os sentimentos de pertença, mostrando alem disso a todos, dentro e fora da comunidade escolar, o que de melhor são capazes de fazer.
A todos os que nos ajudam nesta comemoração e os que nos honram com a sua presença o nosso obrigado.
21 Janeiro 2021
18 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário