Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

25 anos de Portugal e Espanha na União Europeia

Novo ano, “ano novo”!

Ideias

2011-04-07 às 06h00

Margarida Marques Margarida Marques

Há 25 anos dois países periféricos, Portugal e Espanha entravam na Comunidade Europeia esperançados e convencidos de que a Europa era a melhor opção de modernização e progresso para reescrever assim a jangada de pedra do nosso escritor ibérico, o Prémio Nobel José Saramago. Hoje, 25 anos depois e com a União Europeia como pano de fundo, urge perguntar “Onde estamos hoje, a Espanha e Portugal?”; “Existe uma presença ibérica na Europa?”; “A Europa alterou a forma de nos vermos de um lado e do outro da fronteira?”

Queremos, a partir destas questões, discutir e estimular um diálogo conjunto e aberto entre Espanhóis e Portugueses, dependendo este debate dos nossos cidadãos e cidadãs. Não esqueçamos que a pergunta não é “Que pode a Europa fazer pela Espanha e Portugal?”, mas sim “Que posso fazer eu para construir um espaço de paz, de liberdade e de progresso? Até onde me quero comprometer?”

Neste contexto e no quadro das comemorações do 25.º aniversário, as Representações da Comissão Europeia em Portugal e em Espanha lançaram três fóruns temáticos de debate on-line que decorreram até finais de Março. Na sequência e no âmbito destes fóruns as duas representações estão também a promover três mesas redondas. A moderar ambas as iniciativas estiveram e estão investigadores e académicos portugueses e espanhóis.

A primeira decorreu dia 4 de Abril em Yuste, Espanha, e teve como mote a questão das ‘Identidades Nacionais’, a segunda irá ter lugar no dia 8 de Abril, em Lisboa, e analisará as ‘Relações Económicas entre Portugal e Espanha’ e a terceira abordará, no Porto, o ‘Valor Acrescentado para a UE da Presença de Portugal e Espanha’. Todas as iniciativas integram especialistas e académicos e têm como objectivo final estimular e aprofundar um debate que permita não só estreitar as relações entre as duas comunidades, mas também construir um espaço de dialogo que questione o que está em causa quando se pensa no aprofundamento das relações entre os dois países.

Neste contexto, a primeira mesa redonda procurou analisar problemáticas como a evolução do sentimento de identidade em relação ao vizinho e na Europa da cidadania, a aproximação da classe política e empresarial, a percepção das vantagens transfronteiriças para a sociedade civil ou a Europa como maneira de recuperar a identidade e a imagem internacional de Espanha e Portugal graças à União Europeia. A moderar o debate estiveram a professora da Universidade de Coimbra, Manuela Tavares Ribeiro e Daniel Innerarity, professor na Universidade de Zaragoza.

No próximo dia 8, o tema que estará em cima da mesa será o das Relações Económicas entre Portugal e Espanha. Moderado por João Brandão de Brito do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e por Augustin Ulied Martinez da Universidad Ramon Llull de Barcelona, o debate terá como eixos fundamentais a importância da integração dos dois países ibéricos na UE, há 25 anos e actualmente, e as possibilidades e benefícios que poderão resultar da existência de uma posição conjunta dos governos dos dois países no reforço da coesão da Zona Euro/UEM.
Os programas transfronteiriços e a criação de um mercado ibérico e a reacção dos agentes económicos portugueses face a um receio de uma eventual colonização espanhola servirão igualmente de mote para o debate.

No dia 11 de Abril será a vez da cidade do Porto debater o tema do ‘Valor Acrescentado para a UE da presença de Portugal e Espanha’. Num painel moderado por Nuno Severiano Teixeira da Universidade Nova de Lisboa e Araceli Mangas Martin da Universidade de Salamanca, especialistas dos dois países vão analisar temas como as relações privilegiadas de Portugal com África e Brasil e de Espanha com a América do Sul, a cooperação regional na União Europeia ou a posição geoestratégica de Portugal e Espanha.

As conclusões dos fóruns on-line e das mesas redondas serão apresentadas e debatidas numa Conferência Internacional a realizar em meados de Junho de 2011. Todos os debates poderão ser acompanhado on-line através da página http://forums.ec.europa.eu/25AnosUE/

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

24 Setembro 2020

CLOSE-UP: Cinema na Cidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho