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26.ª Conferência Mundial na área da sobredotação, em Braga!

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26.ª Conferência Mundial na área da sobredotação, em Braga!

Escreve quem sabe

2025-04-22 às 06h00

Cristina Palhares Cristina Palhares

Tal como nos dois anteriores artigos, continuo a apresentação dos especialistas que vão estar em Braga. De 29 de julho a 2 de agosto de 2025, a ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação) tem a honra de acolher a 26ª Conferência Mundial do WCGTC (World Council for Gifted and Talented Children), sob o tema "O Poder da Educação para Sobredotados e do Desenvolvimento de Talentos num Mundo em Mudança". Este congresso reunirá especialistas de renome internacional, educadores e todos os interessados na educação de crianças e jovens sobredotados, no desenvolvimento de talentos e na criatividade. É uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências inovadoras neste campo tão importante da educação. Nos dois meses anteriores, apresentei dois oradores principais: Dr. David Dai, PhD, e os seus excelentes contributos na perspetiva sobre a natureza dinâmica e contextual da sobredotação, e Denise Fleith, PhD, com a criação de modelos e programas educativos que procuram identificar e potencializar o talento destes alunos, proporcionando-lhes um ambiente de aprendizagem que estimule a criatividade e o desenvolvimento cognitivo. Hoje, Jae Yup Jung, PhD, professor da Escola de Educação e diretor do Centro de Pesquisa, Recursos e Informação sobre Educação de Sobredotados da Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália. O Professor Jae Yup Jung é uma figura de destaque na área da educação de alunos com altas capacidades, com um foco particular na tomada de decisões académicas e profissionais por parte de adolescentes sobredotados. Tem explorado como estes jovens tomam decisões sobre o ensino superior, amizades e escolhas profissionais, frequentemente enfrentando dilemas como o "forced-choice dilemma". Esta expressão, “dilema de escolha forçada”, tão comum nos nossos adolescentes e jovens portugueses com estas características, surge quando alunos sobredotados sentem que, para manterem as amizades e serem aceites pelos colegas, precisam de esconder ou minimizar as suas capacidades intelectuais. Por outro lado, se optarem por destacar-se academicamente, correm o risco de serem isolados ou rejeitados socialmente.?
Este fenómeno é particularmente prevalente na adolescência, uma fase em que a necessidade de pertença ao grupo é intensa. A pressão para "não se destacar demasiado" pode levar estes alunos a boicotar o seu próprio desempenho, evitando mostrar o seu verdadeiro potencial para não se diferenciarem dos colegas. Este comportamento é muitas vezes referido como "masking" (camuflagem). Sai um enorme apelo a todos os professores, pais e todos os envolvidos na educação destas crianças e jovens, ajudando-os a lidar com este dilema:
1. Promover ambientes onde o talento é valorizado e não motivo de exclusão.
2. Facilitar interações entre pares com capacidades semelhantes, criando grupos onde se sintam compreendidos.
3. Oferecer mentoria e apoio psicológico, ajudando-os a equilibrar a procura pelo sucesso académico com a necessidade de pertença social. Compreender e abordar o "forced-choice dilemma" é essencial para garantir que alunos sobredotados podem desenvolver plenamente o seu potencial sem comprometer o seu bem-estar emocional e social. O Professor Jung tem sido um defensor ativo da necessidade de formação específica para professores na área da educação de sobredotados. Destaca ainda que muitos professores na Austrália não recebem formação adequada para identificar e apoiar alunos com altas capacidades, o que contribui para taxas elevadas de sub-rendimento e abandono escolar entre estes estudantes. Tal como na Austrália, tal como em Portugal e na maioria dos países de todo o mundo, caímos constantemente na mesma preocupação: a formação de professores. Uma necessidade que transcende fronteiras, exigindo educadores modernos, abertos à mudança e comprome- tidos com a construção de uma educação mais inclusiva e eficaz.
A ANEIS tem trabalhado incansavelmente para promover uma educação inclusiva que atenda às necessidades de todas as crianças, incluindo aquelas com altas capacidades e sobredotação. Acreditamos firmemente que cada criança e jovem merece a oportunidade de desenvolver o seu potencial ao máximo! Aguarda- mos ansiosamente por ouvi-lo!

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