Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

5 de Maio: uma data... que passa a ser ainda mais importante para todos nós!

1.758.035 votos de confiança

5 de Maio: uma data... que passa a ser ainda mais importante para todos nós!

Ideias

2019-10-21 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O dia 5 de Maio vai passar a ser muito mais importante do que é actualmente. Já é o Dia da Mãe, Dia Internacional da Parteira, Dia Mundial do Riso, Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, Dia Mundial da Higiene das Mãos, Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, Dia da Insuficiência Cardíaca e... Dia Internacional da Língua Portuguesa. Só que, este último dia vai passar a ser Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A decisão foi tomada na passada quinta-feira da sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em Paris.

Todos os países lusófonos se uniram para introduzir esta proposta mas receberam o apoio de outros países como foram os casos da Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai e, por isso, a proposta foi aprovada por unanimidade. Agora falta apenas a decisão final (que em princípio será favorável) que será tomada na próxima Conferência Geral da UNESCO marcada para Novembro.
Por isso, todos estamos de parabéns. Mais um grande feito da nossa língua portuguesa. Os países lusófonos argumentaram que a língua portuguesa é a mais falada do hemisfério Sul e que foi também a língua da primeira vaga da globalização (a era dos Descobrimentos), deixando palavras e marcas noutras línguas no mundo. Não nos podemos esquecer que a nossa língua é a quarta mais falada no mundo, com mais de 260 milhões de falantes. Para ter uma ideia era ter metade da União Europeia a falar português...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho