Correio do Minho

Braga, quinta-feira

A aprendizagem de línguas estrangeiras no AECA

Um ano em que a Europa respirou cultura

Voz às Escolas

2013-11-04 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

A aprendizagem de uma língua estrangeira é um processo cumulativo que começa com a iniciação à língua (no 1ºano / no 5ºano) e que tem no ensino secundário uma fase de grande desenvolvimento/aprofundamento centrada em ler, falar, escutar e escrever corretamente. Nesse sentido, os professores de Inglês desta escola tem apostado num ensino de qualidade, rigor e exigência que leve os alunos a encarar a aprendizagem como um processo de constante procura, desafio e superação.

Tem sido nos últimos anos implementado, em algumas turmas, um projeto que visa desenvolver “O Pensamento Crítico e Criativo” no âmbito da aprendizagem da Língua Inglesa (LE), integrando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como recurso pedagógico, numa perspetiva de inovação e investigação.

Para além do trabalho que é efetuado na sala de aula, são ao longo de cada ano letivo proporcionados outros momentos de contato com a língua estrangeira; um desses momentos aconteceu no passado dia 29 de outubro com uma feira do livro Inglês a cargo da Livraria Simphonia das Letras do Porto. Os alunos visitaram a feira com os seus professores que os aconselharam quanto às escolhas disponíveis.

Está também a decorrer, pelo terceiro ano consecutivo, a participação no projeto 'Make it Possible' que visa sensibilizar os alunos e, através deles, a comunidade, para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e facilitar o contacto direto e espontâneo entre jovens de culturas diferentes.

As datas culturalmente significativas são também alvo de atividades diversificadas: no Halloween houve um concurso inter-turmas de elaboração de jogos de vocabulário, lendas, histórias, receitas e jogos tradicionais; no dia de S.Valentim teremos um 'St.Valentine’s Eco Day' para divulgação de alternativas ao consumismo habitual nesta comemoração e, no Dia da Terra, 'Earth Day', teremos uma mostra de materiais escolares reutilizados e reciclados.

Contudo, nada melhor do que uma deslocação a Londres para realmente testar o conhecimento da língua e para um enriquecimento social e cultural, assim, de 10 a 16 de abril (férias da Páscoa) está planeada uma visita de estudo a Londres.

Os professores de Francês e Espanhol inscreveram no plano para o ano letivo em curso as seguintes atividades: dinamizar o Clube Europeu criando um blog, celebrar o Dia Europeu das Línguas, participar no concurso Selo Escola Intercultural, participar nas Olimpíadas do Francês, visitas de estudo, entre outras.

Como noutras áreas de saber, os professores das línguas estrangeiras deste agrupamento encaram o ensino com rigor, exigência e máxima entrega, afinal o que constitui a matriz desta instituição.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.