Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

A Biblioteca de Famalicão no 14.º Congresso Nacional BAD

Manuel Fernandes

Voz às Bibliotecas

2023-05-18 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

Foi em Faro, nos passados dias 3, 4 e 5 de maio, que os profissionais das Bibliotecas e Arquivos, da Informação e Documentação, de todos os pontos do país, se reuniram em congresso nacional.
A Universidade do Algarve acolheu, portanto, o 14.º Congresso Nacional BAD, subordinado ao tema “Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje”, que se subdividia em três subtemas: Dinamização de organizações, projetos e redes; Capacitação e protagonismo numa sociedade aberta e sustentável e Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços. A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, marcou presença neste importante evento profissional e apresentou, na modalidade 24x7, a comunicação “ODS: juntos mudamos o mundo”, enquadrada no subtema Dinamização de Organizações, Projetos e Redes. Entendeu o Conselho Científico do Congresso que o referido projeto, que vem sendo dinamizado pela Biblioteca de Famalicão desde o ano letivo 2019-2020 e que foi distinguido a nível nacional com o Prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Biblioteca Públicas Municipais, na sua 7.ª edição, se apresenta como um bom exemplo de políticas participativas e estratégicas para inspirar e aproximar os cidadãos, em particular na promoção e disseminação da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Foram três dias de intensos trabalhos, de aprofundamento de conhecimentos e de inspiração para novos desafios, que se assumiram como uma excelente oportunidade para a reafirmação desta área profissional e do seu reconhecimento social nas comunidades. Os oradores convidados, que abrilhantaram todas as sessões plenárias do congresso e elevaram a componente científica do mesmo, representaram o que de melhor se vai produzindo neste setor profissional.
Destaque para Helena Marujo, Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Anne Gilliland, Professora e Diretora do Center for Information as Evidence, da Universidade da Califórnia, Los Angeles; Richard Ovenden, Diretor das Bodleian Libraries da Universidade de Oxford; Stephen Pinfield, Professor de Gestão de Serviços de Informação na Universidade de Sheffield, Reino Unido, e Diretor Associado do Research on Research Institute; Óscar Arroyo Ortega, Chefe do Serviço do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Governo de Castilla-La Mancha, Espanha; Lindsay Matts-Benson, Teaching and Learning Program Lead University Libraries, University of Minnesota; Giuseppe Vitiello, Diretor da EBLIDA – European Bureau of Library, Information and Documentation Associations e Ragnar Audunson,
Professor da Faculdade de Ciências Sociais. Departamento de Arquivística, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Universidade Metropolitana de Oslo. Naturalmente que, para além da componente formativa e informativa própria de um congresso de profissionais, a componente social e informal proporcionada pelo reencontro entre colegas de profissão tem uma importância e uma relevância muito significativa.
As oportunidades criadas pela organização do congresso, como foram os casos do jantar-convívio, das visitas técnicas e das visitas culturais foram muito gratificantes e amplamente reconhecidas e apreciadas.
Para os profissionais que não tiveram oportunidade de participar neste evento, as Atas do 14º Congresso Nacional BAD estão publicadas em Acesso Aberto na área de publicações da BAD.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho