Correio do Minho

Braga,

A comemoração do II centenário da morte de Carlos Amarante

Escrever e falar bem Português

Voz às Escolas

2015-01-19 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

No próximo dia 22 de janeiro comemora-se o II centenário da morte de Carlos Amarante.
Nas nossas crónicas temos referido várias vezes o nome Carlos Amarante, patrono da escola secundária e sede do agrupamento de escolas com o mesmo nome.

Carlos Luís Ferreira da Cruz Amarante nasceu em Braga em 1748 e faleceu no dia 22 de janeiro de 1815, no Porto, onde está sepultado na Igreja da Trindade, que projetou e orientou a construção. Está ligado ao desenho e arquitetura de diversas obras de Braga, Porto e outras localidades.
Há 19 anos que comemoramos o Dia da Carlos Amarante, no dia 22 de janeiro, como vem sendo público. Esta data foi aprovada pelo conselho pedagógico da escola, sob proposta da professora Matilde Catalão, cujo nome ficará sempre ligado a este evento.

Este ano, teremos variadíssimas atividades e que passo a descrever. Teremos exposições, concursos, jogos, visitas guiadas, torneios desportivos, conferências. Os espaços da escola estarão abertos a toda a comunidade educativa, poderão visitar salas temáticas de línguas, os laboratórios de biologia, física, química, geologia, matemática, eletrónica, as oficinas de mecânica, construção civil, as exposições de trabalhos dos alunos de artes, de minerais, de fotografia e outros. Durante o dia, realizam-se atividades desportivas, palestras, torneio de xadrez e vários workshops.

O início das atividades, 9 horas, será marcado pelo hastear da bandeira. Às 10 horas, iremos proceder ao descerramento da placa alusiva ao II centenário da morte de Carlos Amarante, momento especial das comemorações com a presença de representantes de diversas entidades bracarenses, destacando-se o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio.
Ainda no período da manhã, teremos “Carlos Amarante no … Chá com livros”, onde os convidados estarão à conversa sobre o tempo em que ele viveu.

A sessão de encerramento, às 18h30, será para entrega de prémios relativos aos concursos e torneios realizados durante o dia e homenagem aos professores e funcionários do Agrupamento. Segue-se o jantar comemorativo do Dia da Escola/Agrupamento.

Carlos Amarante está, sem dúvida, ligado ao património local. Valorizando a comemoração desta importante data, o Município de Braga promoveu uma série de iniciativas, em cooperação não só com a Escola Carlos Amarante, mas também com a Misericórdia de Braga e a Confraria do Bom Jesus. No dia 23 de janeiro haverá uma conferência sobre Carlos Amarante, na igreja de S. Marcos, proferida por Eduardo Alves Duarte.

No dia seguinte, de manhã, realizar-se-á uma visita guiada às obras de Carlos Amarante, em Braga, e à noite, um concerto comemorativo no templo do Bom Jesus, pelo Coro e Orquestra Sinfónica do Conservatório Calouste Gulbenkian, com a participação de Ana Paula Matos, professora de música do Agrupamento. Ao longo do ano 2015, haverá uma exposição itinerante sobre a vida e obra de Carlos Amarante que percorrerá escolas e instituições.
Com um programa tão vasto, convidamos a comunidade escolar e os bracarenses a homenagearem o nosso patrono.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.