Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

A Cultura e as artes: um bom caminho para a tolerância

“10 palavras no caminho? Apanho todas. Um dia construo uma ponte.” HUMOR

A Cultura e as artes:  um bom caminho para a tolerância

Ideias

2021-01-14 às 06h00

Leonel Rocha Leonel Rocha

Éfrequente ouvir-se dizer que as escolas são o motor cultural das comunidades e que são grandes agentes promotores de cultura e de sensibilidade estética para o desenvolvimento de talentos e de consumidores de cultura e de arte. É verdade que vamos encontrando, circunstancialmente e de forma avulta, algumas atividades culturais nas Escolas. Porém, salvo honrosas exceções, não é tão comum ver nas escolas uma estratégia devidamente planificada e devidamente concertada no âmbito do Projeto Educativo, com a intenção clara de trabalhar, com os alunos e nos alunos, a vertente cultural e artística.
É precisamente com o propósito de sistematizar o trabalho cultural no percurso educativo dos alunos que o Governo lançou o PNA – Plano Nacional das Artes. O PNA é uma iniciativa das áreas governativas da Cultura e da Educação, criada com o horizonte temporal 2019-2029 e pretende ser uma estrutura de missão que envolve parcerias com a administração local, entidades privadas e a sociedade civil, com o propósito de dar um lugar central às artes e ao património na formação ao longo da vida e tem três grandes objetivos: garantir o acesso e a participação dos cidadãos na fruição das artes e da produção cultural; expandir a oferta cultural educativa; e promover o conhecimento, a integração e o encontro de culturas.
Foi constituído para colaborar na criação de políticas integradas (cultura e educação), para aproximar a arte dos cidadãos, em especial das crianças e jovens, estimular a divulgação e preservação do património histórico (material e imaterial) e fomentar a circulação da criação contemporânea.
Cada agrupamento de escolas é convidado a desenvolver o seu PCE - Projeto Cultural de Escola - para a fruição e produção cultural que integre a diversidade de manifestações e linguagens artísticas, em formatos transdisciplinares, promovendo a relação com o território, nomeadamente com instituições e associações culturais e sociais, autarquia, sítios de património natural e edificado, artistas, artesãos e outros agentes da comunidade significativos para a execução do projeto.
Consciente da importância que a Cultura e as Artes têm no desenvolvimento geral do concelho e no desenvolvimento artístico e no crescimento dos valores humanistas, como a solidariedade e entreajuda, o respeito pela diferença, consciente da dignidade que todos possuem e fomentando cada vez mais a tolerância na diversidade e o respeito pela democracia, o Município de Famalicão, em parceria com os coordenadores do PNA, procurou incentivar e ajudar os seus Agrupamentos de Escolas a aderir ao PNA e a desenvolverem projetos de criação artística com os seus alunos.
O PNA, em Vila Nova de Famalicão, está articulado com o projeto “De Famalicão para o Mundo” que tem por objetivo trabalhar os valores patrimoniais e históricos do concelho, seja do património material e imaterial, quer do património natural e humano.
O Município disponibilizou-se a colaborar com o desenvolvimento de todos os PCE dos Agrupamentos, nomeadamente, na articulação com as entidades culturais do concelho, que já são apoiadas pelo Município.
Espera-se que as Escolas, conscientes do seu papel cultural e do seu papel educador, agarre as oportunidades que lhe são proporcionadas, explorem os recursos da comunidade em proveito dos seus educandos e que sejam, efetivamente, motores culturais das suas comunidades e verdadeiros alfobres de criatividade artística.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho