‘Spoofing’ e a Vulnerabilidade das Comunicações
Voz às Escolas
2023-09-27 às 06h00
No Agrupamento de Escolas de Maximinos (AEMAX), no presente ano letivo, 28% dos nossos alunos diurnos são migrantes (incluindo 3 dezenas de refugiados), de 45 nacionalidades. Temos em funcionamento 5 turmas de Português Língua Não Materna. 8% dos nossos alunos têm medidas seletivas e/ou adicionais no âmbito da educação especial. Ofertas educativas no âmbito do ensino articulado da dança e música, CLIL (Content and language integrated learning) e manuais digitais, marcam a nossa identidade, não esquecendo a diversidade de atividades extracurriculares disponíveis.
No AEMAX a temática da inclusão na educação é uma questão de extrema relevância. Abrange a integração de alunos da educação especial e alunos multiculturais, promovendo um ambiente escolar diversificado e acolhedor.
Neste contexto, o Agrupamento de Escolas de Maximinos destaca-se como um exemplo a seguir, aplicando estratégias inclusivas que têm sido elogiadas por diversos especialistas, politólogos e pedagogos.
A inclusão na educação é um tema amplamente discutido na imprensa nacional e na literatura das nossas academias. O acesso a uma educação de qualidade para todos, independentemente das suas origens económicas e culturais, é o nosso objetivo fundamental. De acordo com o relatório da UNESCO de 2019, denominado "Inclusão e Educação: O Caminho a Seguir", a inclusão na educação é vista como um direito humano fundamental e componente essencial do desenvolvimento sustentável.
Pedagogos como Vygotsky e Paulo Freire, contribuíram significativamente para o debate sobre a inclusão na educação. Lev Vygotsky enfatizou a importância da interação social e da aprendizagem colaborativa na educação inclusiva. Paulo Freire, por sua vez, defendeu uma abordagem centrada no aluno, em que o diálogo e a conscientização desempenham papéis cruciais na promoção da inclusão e da igualdade. Aliás, a metodologia freiriana faz parte do nosso quotidiano profissional.
No contexto do AEMAX, sem devaneios, encontramos um exemplo notável de práticas inclusivas. Este agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) tem sido reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente pelo seu compromisso com a inclusão de alunos da educação especial e alunos multiculturais.
Um dos pilares do sucesso do AEMAX é a sua abordagem centrada no aluno, seguindo a filosofia de Paulo Freire. Os profissionais deste agrupamento acreditam na importância de conhecer cada aluno individualmente, compreendendo as suas necessidades, interesses e origens culturais. Desta forma cria-se um ambiente de aprendizagem personalizada, que valoriza a diversidade.
Além disso, implementaram-se medidas concretas para apoiar a inclusão de alunos da educação especial. Temos uma equipa de profissionais qualificados, incluindo professores de educação especial e técnicos especializados, que trabalham em estreita colaboração com todos os docentes, famílias e parceiros externos. Desta forma, a colaboração multidisciplinar permite a adaptação de estratégias de ensino e adaptações para dar resposta às necessidades individuais de cada aluno.
Outro aspeto importante é a promoção da diversidade cultural no AEMAX. São organizados eventos, palestras e atividades que celebram as diferentes culturas representadas na escola. Assim se cria um ambiente de respeito mútuo e compreensão entre os alunos de diferentes origens culturais.
O AEMAX valoriza o diálogo aberto e a comunicação eficaz entre alunos, professores e famílias, contribuindo para um clima escolar positivo, onde todos se sentem ouvidos e respeitados.
Termino com um reparo sobre o edificado, nomeadamente a EB23 Frei Caetano Brandão que celebra no próximo mês de novembro o seu 41º aniversário, recordando que a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo assinaram no dia 21/07/2023 um Acordo para o financiamento a 100%, pelo Estado, da reabilitação de 451 escolas que foram transferidas para os municípios no âmbito do processo de descentralização de competências na área da Educação. A comunidade educativa continua atenta e não esquece o prometido.
07 Outubro 2024
30 Setembro 2024
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