A responsabilidade de todos
Voz às Escolas
2023-01-04 às 06h00
O sistema educativo depara-se hoje com novos desafios que urge acompanhar, monitorizar e avaliar continuamente, nomeadamente a descentralização de competências para os Municípios, as implicações que a situação pandémica tem provocado na aquisição e consolidação dos conhecimentos e competências dos alunos, o acentuar das desigualdades sociais no acesso à educação, as mudanças no processo educativo com o aumento da utilização do digital, entre outras. Consciente deste panorama e do papel decisivo que o Diretor e a sua equipa têm numa organização amplamente complexa e em constante mudança, há que lutar pelo sucesso educativo dos nossos alunos, pela construção de uma Escola em que todos os que a frequentam se sintam participantes e colaboradores no fim último que é a formação de cidadãos críticos, democráticos, respeitadores do outro e inclusivos, na construção de um futuro mais igualitário, sustentável, que promova o diálogo e a harmonia entre as nações. Não podemos esquecer que cada aluno é único, que cada um tem a sua personalidade, problemas, capacidades e aptidões e que no final não queremos deixar ninguém para trás. Temos de tornar a Escola um lugar seguro onde aprender é estimulante, onde podemos desenvolver as nossas aptidões e capacidades, encontrar respostas para a curiosidade, experimentar novas formas de aprender e crescer como pessoas, na convivência com os pares. Compete ao Diretor e à sua equipa construir sinergias, envolver a comunidade educativa, orientar o caminho pois só com o esforço de todos esses objetivos serão atingidos.
É da participação de todos, docentes, discentes, funcionários, pais/encarregados de educação, empresas, instituições, poder local, que a Escola se constrói.
É papel do Diretor tornar a organização escolar respeitada e reconhecida por todos, partilhada, democrática, implicando a comunidade educativa na implementação de estratégias, visando a superação dos pontos fracos identificados e na potenciação dos seus pontos fortes. O incentivo de práticas participadas e a dinamização de um clima apelativo para ensinar e aprender conduzirão ao sucesso educativo e à formação de cidadãos íntegros, interventivos e mais preparados para o futuro. Pretende-se que a Escola, através do seu Projeto Educativo potencie uma organização estruturada, democrática, participada, uma rentabilização de recursos humanos e materiais, que crie condições para um saudável ambiente de aprendizagem, proporcionador de condições para o sucesso educativo, o combate à exclusão social, ao absentismo e ao abandono escolar, constituindo um espaço de valorização pessoal.
Estes valores devem ser aliados à dignificação do trabalho, exigência, rigor, desenvolvimento contínuo da autonomia, responsabilidade, participação, reconhecimento do mérito e do esforço, abertura à mudança e à inovação. Por tudo isto, considero fundamental continuar a apostar em várias modalidades formativas e em diferentes percursos educativos que dotem os nossos alunos, jovens ou adultos, de uma sólida formação de base, de competências e saberes orientados para a resolução dos desafios que o futuro lhes reserva, que permitam o prosseguimento de estudos e/ou a inserção no mercado de trabalho.
14 Março 2024
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