Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

A Escola Secundária de Monserrate no Parlamento Europeu

A responsabilidade de todos

Banner publicidade
A Escola Secundária de Monserrate no Parlamento Europeu

Voz às Escolas

2022-12-07 às 06h00

Maria das Dores Ramos de Passos Silva Maria das Dores Ramos de Passos Silva

O Euroscola é um programa de cidadania ativa que foi criado pelo Parlamento Europeu. Este programa tem como objetivos o incentivo à participação dos jovens nas instituições democráticas dos diferentes países europeus, aproximando-os das funções dos deputados (nacionais e, posteriormente, dos eurodeputados).
Existindo em toda a União Europeia, em Portugal é organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pelo Gabinete do Parlamento Europeu com sede no nosso país, em conjunto com a Assembleia da República, no caso do Continente, e Assembleias Legislativas e Direções Regionais de Juventude nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Sendo dirigido aos alunos do ensino secundário, a Escola Secundária de Monserrate (ESM) tem participado sucessivamente nesta iniciativa, dinamizada por docentes que estão envolvidos em diversos projectos de cidadania. Em cada ano é escolhido um tema que é inicialmente debatido numa sessão distrital, entre as várias escolas inscritas, sendo seleccionada a vencedora para a sessão nacional, que decorre na Assembleia da República. Nesta sessão nacional no palco da nossa democracia, os jovens podem experienciar toda a dinâmica de uma sessão legislativa como se de verdadeiros deputados se tratassem. Estando presentes todas as escolas que ganharam as sessões distritais vão tentar conquistar pelos seus argumentos os outros deputados. A escola que ganha tem como prémio uma ida ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a uma sessão que acolhe estudantes da mesma faixa etária de todos os Estados-membros e onde vão vivenciar novamente as funções dos deputados e a dinâmica desta instituição. É o momento alto de todo este programa.
No ano letivo anterior, a ESM venceu novamente a sessão nacional com o tema “Redes sociais e perigos para a democracia” dinamizada pelos professores Luísa Rocha, Manuela Felgueiras e João Lima e pelos estudantes Tomás Marques e Mariana Luís. A brilhante prestação destes jovens culminou na ida a Estrasburgo entre os dias 23 e 26 de novembro últimos.
Puderam desfrutar desta viagem um grupo de 24 alunos (dos cursos científico-humanísticos e dos cursos profissionais) e quatro professores num percurso que consideraram cultural, educativo e pedagógico, extremamente enriquecedor para todos. No Parlamento Europeu foi debatido o problema da crise energética da Europa e os nossos jovens, mais uma vez, mostraram as suas grandes qualidades oratórias e argumentativas tendo dignificado a Escola neste centro da democracia europeia. Foi magnífico ver nas primeiras filas da grande sala do Parlamento a bandeira de Portugal e da ESM transportada pelos nossos alunos. Este dia em que visitaram a instituição e simularam as funções dos Eurodeputados foi considerado por todos como memorável e único nas suas vidas e um prémio merecido pelo esforço e empenho demonstrados.
Aproveitando a viagem, este grupo de alunos e professores visitou algumas das mais belas cidades da região do Alto Reno como a própria cidade de Estrasburgo, Colmar e Riquewihr que, nesta altura do ano, com os mercados de Natal têm um encanto indescritível a transbordar de espírito natalício.
Outro ponto da viagem, significativo em termos históricos e humanitários, foi ao único campo de concentração nazi situado em França o Natzweiler-Struthof onde puderam receber uma lição de história num percurso de silêncio e de introspecção.
Pelas experiências culturais e cívicas vividas nestes quatro dias temos a certeza que ela ficará para sempre na memória destes jovens e professores.  É com estes projectos que promovemos a formação de cidadãos ativos, democráticos, respeitadores do outro, inclusivos, que promovam a construção de um futuro mais igualitário e sustentável, através do diálogo e da harmonia entre as nações.
Utilizando as palavras dos intervenientes: «A viagem continua em nós pelas relações criadas e as pontes construídas».

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho