O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias Políticas
2012-10-30 às 06h00
O maior flagelo social das novas gerações é sem dúvida o desemprego e encontrar soluções não parte exclusivamente do poder central do estado, a câmara municipal tem a obrigação de estar na linha da frente para criar as melhores condições de fixação de novas empresas e incentivar ao espírito empreendedor dos mais jovens.
Na prática significa encontrar uma estratégia de incentivo à economia local, com menos carga fiscal para as empresas e mais incentivos estruturais.
Contudo temos de ser mais ambiciosos nesta estratégia, conjugando a produção científica e cultural das Universidades (Universidade do Minho e Universidade Católica) e do Laboratório Ibérico Internacional de nanotecnologia.
Se por um lado as universidades estão aliadas à formação e ao próprio mercado de trabalho, também será inevitável dizer o trabalho impar por elas desenvolvido no que ao património e cultura diz respeito.
Tendo em conta a riqueza histórica e patrimonial de Braga, que está dada ao abandono, unindo esforços entre o trabalho ímpar das entidades já referidas e a promoção cultural, artística, gastronómica e patrimonial do município, não só estaremos a perpetuar as tradições e história do concelho, como a impulsionar o desenvolvimento económico através de uma actividade como o Turismo, que está muito mal explorada no território concelhio bracarense e, que assim sendo, teria como consequência muito positiva a criação de mais riqueza e postos de trabalho.
Braga precisa de reencontrar-se no tempo, e de uma vez por todas fazer as pazes com o Património que foi sucessivamente alvo de ataques profundos com falta de planeamento urbano e da forte especulação imobiliária que reinou nas últimas décadas, como consequência da má organização e função dos espaços que uma cidade tem de oferecer aos seus habitantes. Pensar em soluções para Braga, obriga-nos a fazer um exercício rigoroso de planeamento e conjugação de dinâmicas.
A Cultura, Arte, Património e História são os impulsionadores da nossa economia local através do turismo e muito particularmente do religioso. Centrando a prioridade de actuação municipal nestes vectores os resultados a médio prazo serão extraordinários. A valorização territorial de Braga é uma aposta ganha no desenvolvimento sustentável e com retorno muito positivo na economia local.
Por outro lado o centro de nanotecnologia, possibilitou a Braga contactar e desenvolver um novo tipo de indústria ligada à área da tecnologia e inovação. Com um mundo cada vez mais dependente tecnologicamente, a actuação passa por investir no sustentamento e incentivo à fixação de parceiros ligados a esta área.
E assim sendo a diplomacia económica fora de portas por parte do executivo camarário tem que ser considerado e é fundamental no seio da estratégia económica. Os mercados orientais são uma das janelas de oportunidade para que Braga se torne uma referência neste mercado, porque o conhecimento significa claramente uma das maiores riquezas económicas da Braga contemporânea.
Braga pode e tem que contribuir para o desígnio nacional, e a equação há muito que está encontrada através do investimento nos nossos recursos e nas oportunidades que surgem. Integrar Passado, Presente e Futuro de Braga é o caminho para o desenvolvimento da economia local.
23 Junho 2020
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário