Liberdade para transformar Braga
Escreve quem sabe
2025-05-17 às 06h00
Seja por necessidade, seja para proteger a sua carteira, seja também por questões ambientais, a poupança está na ordem do dia.
Quando adquirimos eletrodomésticos ou lâmpadas devemos ter em linha de conta esta preocupação (poupar) em primeiro lugar que qualquer outra, onde se inclui o preço inicial do produto em causa (eletrodoméstico ou lâmpada). Por exemplo, se eu estiver à procura de uma máquina de lavar loiça, encontro facilmente à venda dezenas de marcas e modelos para todos os gastos, com diferenças de preço assinaláveis, que podem chegar a muitas centenas de euros entre a máquina mais barata e a mais cara. Porém, depois de comprar, em termos de durabilidade do produto, a sua eficiência e o seu desempenho energético ao longo do tempo, verifico que o que custou mais barato inicialmente, fica muito mais caro ao fim de alguns anos.
No meu serviço (Tribunal de Consumo), onde tratamos de muitas reclamações dos consumidores relativamente às desconformidades (defeitos) em equipamentos, ouvimos frequentemente desabafos do tipo “ Tive um frigorífico da marca X que durou 25 anos, sem apresentar qualquer problema”. Todos conhecemos aliás o adágio popular que muitas vezes “o barato sai caro”.
Tendo em vista facilitar a informação ao consumidor relativamente ao desempenho energético dos equipamentos foi criada já há muitos anos (pelo menos desde 1992) a etiqueta energética que atualmente abrange cinco categorias de equipamentos: as lâmpadas (fontes de luz), as máquinas de lavar roupa ( e as que lavam e secam), os ecrãs eletrónicos (que incluem os televisores, os monitores e os ecrãs de sinalização digitais), as máquinas de lavar loiça e os aparelhos de refrigeração (frigoríficos e congeladores por exemplo).
Foram definidas três cores (verde, amarelo e vermelho) para transmitir visualmente uma imagem do nível de eficiência (em que o verde indica o mais eficiente, o amarelo uma eficiência média e o vermelho um aparelho energeticamente pouco eficiente, ou seja gastador).
Foram ainda criados 7 níveis de eficiência, representados pelas letras A a G, em que A, B e C representam os três níveis mais eficientes (com vários tons de verde), D e E representam os níveis de eficiência média ( em dois tons de amarelo) e F e G representam os menos eficientes (em dois tons de vermelho).
Para além desta informação, a etiqueta energética ainda refere o consumo em números (durante um ano, ou durante 1000horas no caso dos ecrãs eletrónicos ou ainda por 100 ciclos de lavagem, no caso das máquinas levar roupa e loiça).
Quando comprar o seu próximo eletrodoméstico ou lâmpada lembre-se de analisar a etiqueta energética. É obrigatória a sua afixação em todos estes equipamentos.
Caso pretenda saber mais sobre este assunto, contacte o CIAB: em Braga: na R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Ed. da Junta de Freguesia da Sé) 4700-030 BRAGA * telefone: 253 617 604 * fax: 253 617 605 * correio eletrónico: geral@ciab.pt ou em Viana do Castelo: Interface Transportes de Viana do Castelo, Av. General Humberto Delgado* telefone 258 809 335 * fax 258 809 389 * correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt , ou ainda diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência ou em www.ciab.pt.
15 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário