Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

A gente que fica na história da história da gente

Reflexões abertas à sociedade portuguesa

Voz às Escolas

2016-06-22 às 06h00

Manuel Vitorino Manuel Vitorino

O calendário escolar corre veloz. Para muitos alunos, o tempo é de preparação e de realização de exames. Para outros, é tempo de conhecer o dia a dia nas empresas e nas instituições que acolhem os estágios/formação em contexto de trabalho.
A ansiedade do futuro joga-se no tempo presente, seja um lugar no curso superior almejado, seja a obtenção da qualificação escolar e profissional que permite o acesso ao mercado do emprego.

Nas balizas temporais do calendário escolar, há também tempo para cimentar relações de amizade, apresentar trabalho desenvolvido que vai muito para além dos espaços formais da sala de aula, reconhecer os que se destacam pela sua participação em projetos e concursos que apelam à criatividade e às competências artísticas, literárias, e outras, dos nossos alunos.

Neste sentido, partilho convosco três iniciativas recentes:
1. O XI Encontrão solidário, realizado a 9 de junho, que juntou toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Monserrate, numa grande iniciativa de ar livre, com múltiplas atividades desportivas, com destaque para os desportos náuticos, como o remo, a vela e a canoagem, tendo como mote a educação para a solidariedade para com as instituições da cidade que acolhem crianças e jovens, através da dádiva de brinquedos e bens alimentares.
2. A entrega de prémios do projeto/concurso ‘Expressões e Sensações’, que decorreu na Aula Magna da Escola Secundária de Monserrate, na noite de 9 de junho, não foi uma sessão monótona.
Os cerca de 300 pais e encarregados de educação que assistiram, durante cerca de 3 horas, à riqueza do trabalho desenvolvido pelos alunos, tiveram oportunidade de testemunhar momentos de excelência, nas interpretações musicais e nas representações de textos originais criados a partir de Eça, Pessoa e Saramago, abordados nas aulas de Português. Aqui, as obras ganharam uma nova vida, que anima e interpela os alunos, os pais e os professores.
3. No passado sábado, 19 de junho, em dia de Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do castelo entregou, os prémios da sexta edição do Prémio escolar António Manuel Couto Viana.
A cerimónia realizada na sala da biblioteca municipal, que homenageia este escritor vianense, distinguiu 13 dos 60 trabalhos dos alunos das escolas do concelho, nas modalidades de Poesia, Conto, Ensaio e Ilustração, um por cada nível de escolaridade, do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário.

Em 13 premiados, 6 alunos pertencem ao Agrupamento de Escolas de Monserrate: 2 do 1.º ciclo, 1 do 3.º ciclo e 3 do ensino secundário. É um reconhecimento da qualidade da participação das crianças e dos jovens, que incentiva o enorme potencial de criatividade existente nas nossas escolas, valorizando os trabalhos inéditos.

Nos casos apontados, como em muitos outros, o reconhecimento do trabalho dos alunos, foi também, o reconhecimento do trabalho dos pais e dos professores, que estimulam e promovem o gosto pela leitura, o desenvolvimento da expressão escrita e da expressão plástica, o conhecimento da História nacional, o desenvolvimento do espírito crítico.

Estes objetivos educativos patentes nos trabalhos realizados, recordam-nos a cada momento, o profissionalismo e a entrega dos nossos profissionais aos alunos e à causa da valorização dos saberes no processo educativo e do seu inestimável contributo para a missão da escola pública.
É nestes momentos, que como na “chuva” de Mariza, que percebemos que há gente que fica na história da história da gente!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

04 Junho 2020

Direito à Educação

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho