O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2019-01-14 às 06h00
Para terminar este assunto sobre a imigração, regressemos à falta de solidariedade. Dizia eu, na sexta-feira, que sabemos que há falta de solidariedade na pós recepção dos migrantes que atravessam o Mediterrâneo, ou chegam por terra: é que há países que não os aceitam receber.
E mais: muitos desses países são dos que mais recebem apoio da União Europeia. Hungria, República Checa, Polónia, Eslováquia já se chegaram a juntar para erguer muros na Macedónia e na Bulgária porque acham que a Grécia não trava os imigrantes. Este é um exemplo de falta de solidariedade. E quando perguntamos a um desses países se quer mais dinheiro da União Europeia, ele diz logo que sim. Mas quando se pergunta se quer receber imigrantes, dizem logo: “ah... isso não!”. É isto que tem de mudar um bocado e são estas atitudes do ‘eu’, do ‘orgulhosamente sós’, do querer regressar às fronteiras, que também faz aumentar os populistas na Europa.
Porque as histórias são como as do ‘lobo mau que come tudo...’, neste caso dizem que os imigrantes lhes tiram o trabalho, a casa e vivem pior. Falsos argumentos e falta de muita solidariedade... Mas, também podemos perguntar: e então não é importante, também, tratar deste assunto logo no ponto de partida? É claro que sim. E a União Europeia tem programas próprios e uma sensibilidade muito grande para essa situação. Aposta forte em acabar com o tráfico e as redes clandestinas de migrantes. A fim de travar milhares de pessoas que arriscam as suas vidas na travessia ilegal do Mediterrâneo, a Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira e a Europol convergem os seus recursos para investigar e desmantelar as redes de traficantes. Um novo Centro Europeu contra a Introdução Clandestina de Migrantes foi aberto para apoiar os Estados- -Membros neste trabalho. A UE também monitoriza, captura e destrói os navios explorados por criminosos.
No fundo quer ajudar... mas tem de contar com todos!
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário