Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

A imigração na União Europeia

Transparência na gestão da coisa pública

A imigração na União Europeia

Ideias

2019-01-10 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

A UE não está a fazer nada para controlar a imigração em massa a partir de países terceiros... dizem muitos. Mas trata-se de um mito. Esta mentira é clarificada no dossier ‘Bolas de Bruxelas’ a que tenho feito referência várias vezes neste Bom Dia. Mas este assunto, que está, infelizmente, sempre na ordem do dia, é merecedor de uma cuidada análise. Por isso poderei falar deste assunto ao longo dos próximos dias...
Para já, tenho que dizer aquilo que é claro: a União Europeia apoia a gestão das fronteiras, garantindo a segurança na União e o respeito das liberdades fundamentais e dos direitos humanos. A UE tem trabalhado arduamente para melhorar a gestão das fronteiras externas e o controlo de imigração. Este trabalho já apresenta resultados concretos — a UE está a proteger mais eficazmente as fronteiras externas da Europa. A UE está activa tanto a nível político e como no terreno, ajudando os Estados-Membros a lidar melhor com os desafios. E, por isso, tem agido de forma responsável para o regresso daqueles que não podem beneficiar de protecção internacional para os países de origem e, sempre que possível, trabalhar com os países terceiros no sentido de combater as causas profundas da migração irregular.
Mas há mais: a União Europeia ajuda os Estados-Membros mais afectados e criou centros de rastreio e de registo, incluindo cinco na Grécia e quatro em Itália, para os quais envia pessoal capacitado, incluindo peritos dos Estados-Membros, a fim de ajudar as autoridades destes países a gerir o fluxo de migrantes.
A União Europeia está também a ajudar este países com apoio financeiro desde o início de 2015.
Mas... deste assunto falarei amanhã. E da falta de solidariedade, que mesmo assim, ainda existe na União Europeia...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho