Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

A importância do Desporto Escolar

O que decidem hoje os britânicos?

Voz às Escolas

2011-06-06 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

O desporto escolar, na escola sede do agrupamento André Soares, revela-se uma mais-valia na educação e formação dos jovens e conquista um lugar de relevo no processo educativo, ao representar, para além de um espaço de prática desportiva de competição ou lazer, um elemento fundamental na educação para a cidadania dos nossos alunos. Não podemos ignorar que o des-porto escolar é um fator de grande amplitude na vida social das crianças e jovens.

A escola André Soares, através do desporto escolar, tem encontrado respostas às motivações e necessidades dos alunos porque lhes facilita e estimula o acesso às diferentes atividades desportivas - andebol, basquetebol, badminton, voleibol, aeróbica, cordas - proporcionando-lhes uma ocupação saudável dos seus tempos livres com a vantagem de integrar na sua prática fatores de caráter recreativo/lúdico, de formação e de orientação desportiva.

Constituindo parte integrante do projeto educativo do agrupamento e do plano anual de atividades, o desporto escolar, enquanto atividade extra-curricular de complemento à disciplina de Educação Física, promove o gosto pela prática regular da atividade física e assegura a compreensão da sua importância enquanto fator de saúde e componente de cultura, na dimensão individual e social.

Ao longo dos anos temos constatado que o desporto escolar assume um importante papel no desenvolvimento da dimensão cívica dos jovens praticantes, na medida em que contribui para a aprendizagem das regras da cooperação e da competição saudável, dos valores da responsabilidade e do espírito de equipa, do esforço para atingir metas desejadas ou da importância do cumprimento de objetivos individuais e coletivos.

Está provado que a prática de qualquer modalidade de formação e/ou orientação desportiva proporciona o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e táticas com visíveis benefícios na formação integral dos jovens.

Há ainda a realçar outras dimensões, também elas de grande importância na formação da conduta pessoal, social e desportiva dos alunos, ou seja, a aprendizagem de competências de gestão e planeamento de atividades desportivas, cursos de árbitros, juízes, cronometristas, dirigentes, para além de consolidar a avaliação dos fatores de risco da prevenção e do combate ao consumo de substâncias ilícitas ou de comportamentos menos saudáveis.

Assim, podemos considerar que os nossos alunos-atletas são privilegiados em relação aos não praticantes. Desenvolvem competências e vivências muito mais significativas do ponto de vista educativo, sócioafetivo e relacional, ao investirem na competição como fonte de rendimento escolar e de desenvolvimento pessoal e social.

Os resultados conseguidos pelos nossos alunos são de louvar. Apresentam-se em fases locais, regionais e nacionais, dignificando o agrupamento e o sistema de ensino, elevando a qualidade da educação no nosso

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.