Assim vai a política em Portugal
Voz às Escolas
2024-02-07 às 06h00
O princípio fundamental das escolas inclusivas consiste em todos os alunos possam aprender juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem.
O nosso Agrupamento tem procurado reconhecer e satisfazer as necessidades educativas dos seus alunos, adaptando-se aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir uma escola de qualidade, através de currículos adequados, de uma boa organização escolar, de estratégia pedagógica, de utilização de recursos e de uma boa articulação com a Comunidade.
Consideramos que uma Escola pública de qualidade deve proporcionar aos seus alunos todas as ferramentas necessárias para que estes se tornem cidadãos ativos, responsáveis e competentes, caminho este, que tem sido trilhado ao longo do tempo no nosso Agrupamento. Um dos valores presentes tem sido o respeito pela igualdade de oportunidades a todos os alunos, reconhecendo as suas diferenças individuais.
Assim, o nosso Agrupamento assumiu como missão, assegurar as condições para a promoção de uma educação inclusiva que permita ou adapte o acesso ao currículo, bem como o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Queremos uma Escola inclusiva onde todos os alunos tenham as mesmas oportunidades, sejam valorizados e respeitados nas suas diferenças, onde todos tenham oportunidade de realizar aprendizagens tendentes à consecução dos princípios, valores e áreas de competência definidas no Perfil dos Alunos à Saída de Escolaridade Obrigatória (PASEO).
Lutamos diariamente pela promoção do desenvolvimento integral dos alunos atendendo às dimensões do saber, saber fazer e saber estar, na exigência e na diversidade, garantindo aos alunos o acesso ao currículo e às aprendizagens essenciais ou de forma adaptada.
Procuramos pautar a nossa ação pela criação de ambientes educativos ativos e estimulantes para os alunos que carecem de apoio, adequando-os às suas necessidades.
Contudo, urge lembrar que só com a colaboração fundamental dos pais ou encarregados de educação, é possível assegurar aos nossos alunos uma formação construtora do seu futuro académico e profissional, já que não podem, nem devem, abdicar do direito e do dever de participar, de forma cooperativa e ativa em tudo o que se relacione com a educação do seu educando, tomando conhecimento de toda a informação constante no processo individual do aluno, nomeadamente no que se refere às medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, implementadas pela escola.
A promoção de uma ação pedagógica que tenha em conta que todos os alunos na relação com as tarefas de aprendizagem, que poderão ser diferentes quanto às suas finalidades e aos seus conteúdos, quanto ao tempo e ao modo de as realizarem, assim como aos recursos, condições e apoios que são disponibilizados é um objetivo que perseguimos de forma resiliente, tendo a consciência de que só assim conseguimos prevenir o absentismo e o abandono escolar precoce e tornar o ambiente escolar num espaço de felicidade e bem-estar para as nossas crianças e os nossos jovens.
04 Dezembro 2024
02 Dezembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário