Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

A inflação e o papel do Banco Central Europeu

Braga - Concelho mais Liberal de Portugal

Ideias

2023-03-16 às 06h00

Alzira Costa Alzira Costa

Todos os cidadãos europeus já se aperceberam que os preços dos produtos que compramos na mercearia ou nos hipermercados estão mais caros. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, entre os bens que mais subiram até fevereiro deste ano, oito são bens alimentares que consumimos com frequência. Estamos a falar de ovos, leite, açúcar ou arroz.
A inflação é um fenómeno que ocorre quando se verifica um aumento geral dos preços dos bens e serviços. De uma forma mais simples, isto significa que, com um euro, um cidadão compra menos hoje do que comprava com a mesma quantidade no ano passado. Por outras palavras, a inflação reduz o valor da moeda ao longo do tempo. Apesar da inflação não ser um fenómeno prejudicial per si, um processo de inflação extremamente elevado e repentino, como o que estamos a ter atualmente, traz enormes consequências para a sociedade. A consequência mais visível é a perda de poder de compra por parte dos cidadãos. Quando a inflação descontrolada emerge, o cidadão perde a capacidade de assegurar o mesmo nível de vida ou cumprir com todas as suas responsabilidades financeiras.
Salientar que uma inflação descontrolada não beneficia ninguém na sociedade. Não beneficia os cidadãos, como já tivemos oportunidade de analisar de forma breve, mas também não beneficia as empresas, uma vez que têm que comprar matéria-prima mais cara, o que levará a um aumento de preços e, caso tal aconteça, podem não conseguir escoar os seus bens e/ou incorrer em prejuízos avultados.
Uma vez que Portugal faz parte de um mercado único composto por uma única moeda em circulação, cabe ao Banco Central Europeu (BCE) combater o fenómeno da inflação, apostando em políticas monetárias que mantenham os preços estáveis na área do euro, assim como contribui para a segurança e a solidez do sistema bancário dos países da União Europeia (UE), o que assegura que o dinheiro que tem no banco permanece seguro. O principal objetivo do BCE é impedir que a inflação ultrapasse a meta dos 2% a médio prazo.
Referir que para ajudar a alcançar esta meta, o BCE possui instrumentos financeiros que ajudam a controlar a subida da inflação. A possibilidade de decidir se as taxas de juro devem baixar ou subir, por exemplo, é uma das funções do BCE. Para além desta função, o BCE tem outras funções como garantir uma supervisão adequada das instituições e mercados financeiros pelas autoridades nacionais e o bom funcionamento dos sistemas de pagamento; salvaguardar a segurança e a solidez do sistema bancário europeu; acompanhar a tendência dos preços e avalia os riscos para a sua estabilidade; entre outras.
Em suma, a nossa economia funciona melhor quando os preços em geral são estáveis. Preços estáveis permitem que a moeda (o dinheiro) preserve o seu valor e ajudam as pessoas e as empresas a planear melhor as suas despesas de consumo e investimento. Tal contribui para o cresci- mento da economia, o que, por seu turno, gera emprego e prosperidade. Na União Europeia, desde a criação da única Moeda EURO que o BCE tem tido um papel importantíssimo para colocar a economia e o sistema financeiro e monetário europeu na rota certa para alcançarmos a prosperidade. Tanto o BCE como todas as instituições europeias estão focadas em aumentar o nível de vida dos cidadãos, ultrapassando mais uma crise!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

27 Março 2024

Os bobos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho