Correio do Minho

Braga, segunda-feira

A nossa comunidade educativa

Uma ideia de humano sem história e sem pensamento?

Voz às Escolas

2014-09-01 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Há um ano atrás, nesta mesma coluna de opinião, apresentamos uma breve reflexão sobre o nosso Agrupamento de Escolas que então se iniciava.
Decorrido um ano, há que enaltecer o trabalho, o espírito colaborativo e a dedicação de todos os que constituem a comunidade educativa abrangida pelo AECA.
Sem falsas modéstias, entendemos que foi realizado um trabalho meritório que os resultados dos nossos alunos vieram confirmar.

Ainda assim, subsistem alguns problemas e/ou constrangimentos que afetam o quotidiano da nossa comunidade educativa, nomeadamente:
- Dispersão geográfica das unidades orgânicas do AECA, levando à necessidade de usar meio de transporte nas deslocações;
- Dificuldade na divulgação das comunicações/informações da direção e dos serviços administrativos;
- Dificuldade na divulgação das atividades, em tempo útil, nas diversas unidades orgânicas;
- Menor presença da direção na anterior sede do Agrupamento de Escolas de Gualtar;
- Menor acompanhamento das atividades letivas e não letivas por parte da direção;
- Dificuldade de integração dos ciclos de ensino básico e ensino secundário.

No plano estratégico que nos propomos realizar no quadriénio 2014/18, apresentamos algumas medidas de incentivo na relação com a comunidade educativa, designadamente:
- Abrir o agrupamento ao meio envolvente, favorecendo um estreitamento de relações sociais, culturais e de oportunidades profissionais para a comunidade educativa, estabelecendo parcerias;
- Promover a troca de experiências com outras comunidades educativas, culturais e profissionais, apoiando projetos nacionais e internacionais;
- Proporcionar condições que permitam uma participação mais efetiva dos pais e encarregados de educação na vida escolar;
- Contribuir para o enriquecimento humano e cultural, oferecendo uma diversidade de atividades de caráter extra/complemento curricular;
- Promover atividades de caráter cultural, científico, tecnológico, estético e lúdico nas escolas;
- Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da identidade do agrupamento através da celebração do “Dia da Escola” e/ou “Dia do Agrupamento”;
- Promover e incrementar a participação da comunidade escolar e educativa numa educação para os valores, cidadania e participação democrática;
- Desenvolver atividades que promovam atitudes e valores de integração e aceitação em relação às diferenças individuais;
- Fomentar uma cultura de rigor, de exigência e de responsabilidade entre os diferentes agentes educativos;
- Apoiar os alunos na integração no mercado de trabalho;
- Fomentar o envolvimento da comunidade escolar e educativa no desenvolvimento de atitudes concertadas de defesa do meio ambiente (preservação dos espaços interiores e exteriores, recolha de papel, recolha de lixos, etc.);
- Desenvolver atividades de esclarecimento e prevenção em relação a comportamentos prejudiciais à saúde;
- Promover a prática da atividade física e do desporto, continuando a promover e apoiar o desporto escolar;
- Fomentar atividades que envolvam as juntas de freguesia e o município.

Com o saber, competência e profissionalismo de todos os que trabalham neste Agrupamento, a participação e empenho das muitas famílias que, uma vez mais em grande número, nos procuraram para acolher os seus filhos, por certo contribuiremos para, gradualmente, superarmos as dificuldades e constrangimentos, tornando a gestão do Agrupamento mais eficaz.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.