Correio do Minho

Braga,

- +

A nossa oferta educativa

Escrever e falar bem Português

A nossa oferta educativa

Voz às Escolas

2019-05-08 às 06h00

Joaquim da Silva Gomes Joaquim da Silva Gomes

Acerca de um mês do final do ano letivo, começa a aproximar-se a altura dos estudantes tomarem algumas opções quanto ao seu futuro escolar. Estes são momentos de certezas para alguns, mas de incertezas para muitos deles.
Enquanto as transições de ciclo até ao nono ano são mais pacíficas, pois não é necessário que sejam tomadas grandes opções a nível de oferta educativa, a transição para o Secundário constitui muitas vezes momentos de incerteza, quer para alunos quer para encarregados de educação.

Neste sentido, o Agrupamento de Escolas de Maximinos este ano letivo coloca ao dispor dos alunos que terminam o terceiro ciclo, a mais variada oferta educativa dos últimos anos. Destacamos:

- A nível do Ensino Artístico Especializado, temos o Curso Secundário de Dança;
- A nível do Ensino Secundário, o Curso de Ciências e Tecnologias; o Curso de Línguas e Humanidades; o Curso de Ciências Socioeconómicas e, ainda, o Curso de Artes Visuais;
- A nível do Ensino Profissional, a Escola Secundária de Maximinos oferece o Curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e, também, pela primeira vez, o Curso de Turismo. Trata-se de uma área profissional que está em crescendo, quer na nossa região, quer no país, e este curso vem contribuir para a formação de profissionais qualificados e que facilmente serão absorvidos pelo mercado de trabalho.

O Agrupamento de Escolas de Maximinos tem ainda ao dispor dos seus alunos uma oferta educativa na área do Ensino Articulado da Música e da Dança, numa parceria com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, desde o ano letivo de 2011/2012. Trata-se de uma parceria que envolve turmas do segundo e do terceiro ciclos e que este ano irá abranger, também, turmas de primeiro ciclo.
Uma aposta para este ano letivo, no nosso Agrupamento, é a constituição de turmas CLIL (Content and Language Integrated Learning). Trata-se de turmas que privilegiam a aprendizagem de uma língua estrangeira, fundamentalmente o Inglês, desenvolvida através do estudo dos diferentes conteúdos programáticos, contribuindo desta forma para uma aprendizagem mais eficaz de uma língua estrangeira.

O objetivo do nosso Agrupamento, com toda esta oferta educativa, é criar o sucesso educativo, com base nas orientações do Ministério da Educação, que visam o desenvolvimento da cidadania plena de todos os nossos jovens. Aqui são dadas respostas sociais aos que mais dela necessitam, mas também são criadas as bases para o desenvolvimento dos valores centrados no respeito e na cooperação.
Quando terminam as aulas, o nosso Agrupamento coloca aos dispor dos jovens um projeto de grande importância familiar e social. Durante os meses de junho e julho, período em que muitos jovens não têm ainda a companhia dos pais durante todo o dia, são desenvolvidos na Escola Secundária projetos de desporto, com o objetivo de proporcionar aos alunos a prática de uma atividade desportiva regular e orientada e promover a integração gradual de novos alunos no grupo-equipa de desporto, tendo em vista já o próximo ano letivo.

Destacam-se aqui os dois núcleos de andebol: um dinamizado pelo professor Jorge Rito e dirigido aos alunos mais novos, que decorre nas manhãs de terça e quinta-feira, no ginásio da Escola Secundária e, o outro grupo, dinamizado pelo professor António Lopes, nas manhãs de segunda a quinta-feira, dirigido a alunos mais velhos e que decorre no pavilhão de Maximinos.
Outro projeto, na componente de voleibol feminino é dinamizado pelo professor José Ferros e decorrerá no ginásio da Escola Secundária, na segunda quinzena de junho e primeira de julho. O objetivo é ocupar os tempos livres das alunas de forma saudável e orientada e desenvolver as relações interpessoais que valorizem a motivação e respeito mútuo.

Finalmente, o projeto de natação, a desenvolver durante os meses de junho e julho, na piscina de Maximinos, dinamizado pela professora Paula Lucas e destinado aos alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade.
O objetivo do nosso Agrupamento é a inclusão dos alunos, lançando deste modo os pilares para uma sociedade mais justa e igualitária.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

16 Setembro 2019

Sejam bem-vindos!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.