Escola vazia!
Escreve quem sabe
2018-03-11 às 06h00
No artigo anterior, disse que voltaria a falar da pontuação. Não são apenas os erros ortográficos que devem ser alvo da nossa atenção. A pontuação errada é bastante recorrente quer nos escritos pessoais quer nos documentos oficiais.
O Facebook, por exemplo, recorda-nos os aniversários dos nossos amigos e é habitual enviar-lhes uma mensagem. Porém, não são raras as vezes que, por desconhecimento ou descuido, nos esquecemos da vírgula a separar o nome do aniversariante da palavra parabéns (*Parabéns Pedro).
Pedro é o vocativo da frase e a regra diz-nos que o vocativo é sempre acompanhado de vírgula (Parabéns, Pedro; Pedro, parabéns; Hoje, Pedro, estás de parabéns).
Devem ser separados por vírgulas:
1. os modificadores apositivos (ex.: Maria, a prima da Ana, é jogadora de vólei.);
2. os constituintes com idêntica função sintática (A Maria é alta, forte, resoluta e destemida. o último constituinte da oração costuma estar ligado através de conjunção);
3. os advérbios conectivos quando ocorrem em posição inicial de frase (A Maria é alta. Contudo, não chega ao teto.). Quando estão intercalados, devem ser delimitados por vírgula (A Maria é alta, contudo, não chega ao teto.);
4. os advérbios não e sim quando, em princípio de oração, se referem a uma oração anterior (Não, a Maria não pertence a essa equipa.); (Sim, ela é prima da Ana.);
5. as orações subordinadas adverbiais quando iniciam a frase (Quando a Maria chegou, ficamos descansados; Se a Maria se atrasar, podemos perder o jogo.).
A vírgula não seria obrigatória se a oração subordinada adverbial estivesse no final (Ficamos descansados quando a Maria chegou; Podemos perder o jogo se a Maria se atrasar.);
Também há vírgulas proibidas.
1. O sujeito nunca pode ocorrer separado do verbo por uma vírgula (*Maria, foi a melhor jogadora nessa prova.);
2. Os complementos também não podem ocorrer separados do verbo por uma vírgula (*Maria fez, uma jogada espetacular; *Maria obedeceu, ao treinador.);
3. Verifica-se a mesma regra para o predicativo do sujeito (*Maria, é a melhor jogadora da equipa).
Há uns anos, foi notícia nos jornais e televisões que uma vírgula a mais entre uma deliberação da Câmara de Leiria e um contrato obrigou a prolongar com uma empresa a recolha de lixo num valor que ronda 15 milhões de euros (https://sol.sapo.pt/artigo/78198/uma-virgula-prolongou-contrato-de-15-me-para-recolher-lixo-em-leiria). Ainda acham que a pontuação não tem importância?
02 Março 2021
01 Março 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário